Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 13 de novembro de 2011

Problemas Respiratórios em Jumentos

 

Jumentos podem sofrer a mesma gama de doenças respiratórias que afetam cavalos e pôneis, no entanto a frequência e os sintomas podem variar. Um jumento que está doente por qualquer motivo, pode parar de comer e desenvolver hiperlipidemia como uma complicação secundária. Algumas doenças respiratórias são infecciosas e vão se espalhar para outros equídeos. Ligue para seu veterinário se houver qualquer mudança na respiração do seu jumento.

Principais sinais de doença respiratória no jumento;
· Tosse em repouso ou exercício. O jumento parece ter um reflexo de tosse relativamente insensível e como jumentos raramente mostram doenças respiratórias pode ser que já esteja bastante avançada quando for detectada.
· Aumento da freqüência respiratória. É importante estar familiarizado com a taxa respiratória normal do seu jumento. Medida como respirações por minuto, deve ser em torno de 12-16.
· Ruídos respiratórios anormais, que podem incluir buzinando, chiado, ronco, etc
· Aumento do esforço em respirar; visto como narinas e abdome arfando.
· Secreção nasal, que pode variar de finas e claras, a grosso e amarelo e/ou mau cheiro.
· Inchaços das glândulas na região da garganta e sob a mandíbula.
· "Mal-estar" General, alta temperatura e perda de apetite.

Seu jumento pode não ter todos esses sintomas ao mesmo tempo, mas se ele/ela está mostrando qualquer um deles a seguinte ação é recomendada;
· Tome a temperatura, pulso e taxa respiratória de seu jumento.
· Telefone para seu veterinário e dê uma história detalhada e informações sobre o problema.
· Verifique se o ambiente é livre de poeira. Use feno molhado, mude para cama livre de poeira; mude para grama, se possível.
· Ofereça alimentos frescos e água.
· Considere isolar o seu jumento de outros equídeos até saber se ele tem uma doença infecciosa.


Seu veterinário poderá solicitar as seguintes informações para ajudar com o diagnóstico;
· Detalhes de programa de vacinação existentes, incluindo as datas de vacinação passada.
· Detalhes do programa de desparasitação existentes, incluindo as datas de vermifugação e o produto utilizado.
· Qualquer estresse recente, incluindo o transporte ou mistura com outros equídeos.
· Qualquer alteração na condição com diferentes épocas ou situações.
· Alimentação atual e sistemas de habitação.

 

Seu veterinário pode se referir ao trato respiratório. Este termo inclui todas as estruturas envolvidas na respiração e inclui o nariz, faringe (garganta), laringe (cordas vocais) traquéia (tubo de vento) e os pulmões. Se chamado, o veterinário irá realizar um exame clínico do seu jumento, isso pode incluir;
· Verificação da temperatura e do pulso e respiração.
· Exame de secreção nasal e, possivelmente, a recolher amostras de dentro do nariz.
· Ouvir a traquéia e os pulmões com um estetoscópio, um saco plástico de respiração pode ser colocado sobre as narinas para aumentar a profundidade da respiração.
· Amostras de sangue e fezes.
· Um endoscópio de fibra óptica pode ser inserido até uma narina e para baixo na traquéia para examinar visualmente as vias aéreas e recolher amostras.
· Em potros uma radiografia de tórax pode ser útil, mas em asininos isso é pouco prático.

O seu veterinário irá prescrever o tratamento ou recomendar novas investigações, conforme apropriado, tenha a certeza de que você entendeu completamente todas as instruções e tenha o cuidado de seguir todas as diretrizes de tratamento com precisão.


Principais causas de doença respiratória no jumento

Infecções virais e bacterianas
A doença mais grave viral inclui gripe equina e infecções equinas pelo virus  herpes. A doença bacteriana mais grave é a causada por bactérias Streptococcus. Além disso infecções bacterianas muitas vezes seguem as infecções virais e complicam o curso da doença. Virus e infecções bacterianas tendem afazer com que o jumento pareça doente, bem como que tenha sinais respiratórios.

Eles podem estar sem fome, ter uma temperatura alta, coriza e tosse forte. Além disso jumentos podem desenvolver hiperlipidemia quando afectados por estas doenças e, muitas vezes necessitam de tratamento intensivo e
de enfermagem. Como podem ser altamente contagiosas, uma boa higiene deve ser praticada por todos os envolvidos nos cuidados do jumento e ele deve ser isolado de outros equídeos, se possível. Isolamento pode ser difícil se o jumento tem um companheiro ao qual é muito ligado e você vai precisar de aconselhamento veterinário específico, dependendo da sua situação.


Infecções parasitárias
Jumentos são afetados pelo verme pulmonar parasita Dictyocaulus arnfieldii. Enquanto isso raramente causa um problema em um jumento, vai causar tosse severa em cavalos e pôneis que peguem o parasita. Fortes infecções parasitárias ​​no jumento podem fazer com que outras doenças respiratórias se tornem piores. Em jumentos jovens infecção com o verme Parascaris migrando através dos pulmões também causa irritação e tosse.


Alergias
Alergia a poeira/pólen/esporos de fungos encontrados em feno e/ou pastagens causa um estreitamento das pequenas vias aéreas fazendo o jumento chiar com esforço respiratório aumentado. A condição é chamada de Obstrução das Vias Respiratórias Recorrentes, anteriormente conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica ou doença pulmonar obstrutiva associado a pasto de verão. Geralmente se apresenta como um chiado com esforço respiratório aumentado. Os jumentos não são muito exercitados a condição pode muitas vezes ser muito grave antes de ser diagnosticado.

Anatômico
Jumentos podem sofrer de estreitamento da traquéia levando a dificuldade em respirar, muitas vezes acompanhada por um som peculiar buzinando. Isto é mais comum em animais mais velhos que sofrem de doença pulmonar crônica. Problemas com a estrutura e função da laringe, faringe ou palato também podem levar a sons respiratórios anormais.

Prevenindo doenças respiratórias em jumentos.

· Mantenha o programa contra doenças infecciosas em dia.

· Dê vermifogo ao seu jumento regurlamente.

· Mantenha o estabulo livre de poiras o tanto quanto for possível, use feno de boa qualidade, molhado se necessário. Use uma cama livre de poeira e não limpe com o jumento dentro. 

· Verifique se a ventilação no estábulo é boa, não feche as portas superiores ou janelas.

· Saiba quando chamar o veterinário e fique atento aos sinais de doença.

Fonte: The Donkey Sanctuary

OBS: Molhando o feno: Menos de 20 minutos, apenas para diminuir o feno, mais do que isso haverá perda de proteinas. Fazendo isso os esporos de poeira ficam com o feno para que sejam ingeridos, em vez de inalados. Deve ser imergido totalmente em agua limpa. Não reutilise a água.

2 comentários:

  1. Achei excelente.
    Espantei-me ao ver que as pessoas que criam jumentos e mulas não tenham deixado nenhum comentário. Isso prova como as pessoas que os criam não lêem, não procuram o melhor para seus animais,não se instruem. Tenho pena dos animais, tratados como escravos por seus feitores humanos. A escravidão animal é a última a ser expurgada e a mais difícil. Mas deve ser tentada, e , em primeiro lugar, deve-se iniciar uma teoria sólida. O primeiro a falar seriamente sobre a libertação animal foi Peter Singer. Leiam "Vida ética", "Libertação animal". Este último livro trata também da tragédia animal nas fazendas industriais. O veganismo é a melhor saída e sua conquista deve ocorrer no cotidiano de cada um. Um exemplo mais visível: Paul MacCartney.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um jumentinho que resgatei de uma situação de maus tratos. Agora ele está bem, chamo-o de Baltazar. Tenho procurado saber tudo sobre este animal incrível, inteligente, cheio de expressões corporais, como se falasse. Gosto muito dele. A dois dias, notei um som estranho na respiração (um chiado), isto ocorreu depois que ele comeu algumas rams de mandioca. Estou preocupada. Gostaria de uma orientação.
    Obrigada,

    ResponderExcluir