Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 5 de novembro de 2011

A vacina que cura a pitiose em equinos

 

O agente etiológico, aquele que provoca a doença conhecida como pitiose, é o Pythium insidiosum, que é resistente às drogas antifúngicas existentes e causa a morte ou invalidez na grande maioria dos casos. Os pesquisadores da Embrapa Pantanal, em Corumbá, desenvolveram uma tecnologia para pesquisar, desenvolver, testar e aperfeiçoar um método alternativo para o controle da doença, baseado no tratamento com um imunobiológico. Os estudos resultaram num produto popularmente chamado de vacina que é utilizado na cura da doença.

O medicamento é o Pitium Vac, lançado com recursos captados do Prodetab (Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias). A Pitium Vac ajuda a reduzir o custo no tratamento em até R$ 440 por animal. O Pantanal brasileiro é a região de maior ocorrência de pitiose equina no mundo, mas a doença ocorre em todo o país e causa prejuízos significativos na agropecuária.

A pitiose, uma doença que evolui rapidamente e pode matar o animal. Mas ela também pode atingir o homem, além dos animais, principalmente cavalos. A pitiose é também conhecida como "Ferida da Moda” e “Ferida Braba". Ela é causada por um fungo que se desenvolve em locais alagadiços, especialmente nas regiões de clima tropical e subtropical.

Fonte: Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário