Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que você sabe sobre hiperlipidemia?

 

Todos os proprietários jumento deve estar ciente da condição que é conhecida como Hiperlipidemia pois possui um alto risco de mortalidade, mesmo quando reconhecida e tratada rapidamente.


Jumentos, incluindo jumentos miniatura e pequenas raças de pônei são especialmente suscetíveis a esta condição devastadora, que é reconhecida desde o final da década de 1960. Estes tipos de eqüinos são projetados para viver em ambientes hostis - desertos, pântanos, etc com pastagens pobres e pouco alimento disponível. Como resultado, eles tendem a engordar e ganhar excesso de reservas de gordura quando pastam e recebem alimentação suplementar. Infelizmente, quando esses animais param de comer por qualquer motivo, isto leva a condição conhecida como hiperlipidemia.


Então, o que está acontecendo no corpo quando esta condição ocorre?
Quando o jumento parar de comer o suficiente, os órgãos essenciais ainda necessitam de um suprimento de alimentos, de modo que o corpo tenta usar a energia que é armazenada, como depósitos de gordura. O resultado é que os ácidos graxos livres são distribuídos para o fígado para serem convertidos em glucose para uso pelo corpo. Este sistema é controlado por eventos hormonais complexos, que devem desligar a quantidade de gordura liberado de depósitos de gordura quando o fígado produz a glicose para o corpo.


Infelizmente jumentos e pôneis pequenos não são capazes de eficientemente desligar a liberação de gordura e o sangue logo se enche de excesso de gordura na circulação. Esta gordura circulante pode ser medido no sangue como triglicérides pelo seu médico veterinário.

Grandes quantidades de gordura causa o fígado e os rins a degenerar e falhar, e, eventualmente, todos os órgãos do corpo falham, isso resulta em danos irreversíveis e a morte segue logo depois.


Quais são as causas de hiperlipidemia?
Um número de fatores de risco têm sido identificados como contribuindo para esta condição. Sabe-se que um jumento do sexo feminino é de maior risco do que um macho, principalmente se está grávida ou amamentando, quando há alta demanda de energia. Animais com excesso de peso e animais obesos têm um risco muito maior do que aqueles em condições médias."Stress" pode fazer com que um animal reduza o seu consumo de ração e estresse pode ser muito variável: transportes, social, o mau tempo, a perda de um companheiro, muitas coisas podem atingir um jumento!

Qualquer doença subjacente pode desencadear o processo de carga de verminose, problemas dentários, cólicas, etc


Como posso saber se meu jumento tem hiperlipidemia?
Você precisa conhecer o seu jumento bem e reagir a qualquer mudanças sutil de comportamento e redução do apetite. Os sinais apresentados pelos animais com hiperlipidemia não são específicos e incluem apatia, letargia, falta de apetite, aumento da temperatura, e fraqueza. Mais tarde pode haver edema ventral, e sinais de insuficiência hepática e renal, tais como pressão da cabeça, circulando e ataxia. Por último o animal tem um colapso e  convulsões antes da morte. Pelos sinais serem vagos inicialmente, os proprietários tem que agir ao menor dos sinais.


O que eu e meu veterinário podemos fazer para ajudar?
Você pode ajudar a prevenir a doença, se você estiver ciente de sua importância. Não deixe seu jumento obter grande teor de gordura, monitore o consumo de ração com cuidado, especialmente com jumentas grávidas e lactantes. Sempre que possível evite ou minimize eventos estressantes -forneça abrigo do mau tempo, coloque cobertores nos animais mais velhos e mais magros, assista quando novos membros são introduzidos ao grupo. A morte de um companheiro é muito estressante, recomendamos que o companheiro/companheiros vivos sejam deixados com o corpo até que eles não mostrem mais interesse.

 

If your donkey is diagnosed with the  condition it pays to nurse them well, try a variety of delicious feedstuffs and if necessary syringe orally with glucose or even “Ready Brek” under veterinary supervision. If your donkey is very sick your vet may need to provide energy to the donkey via a stomach tube or intravenous therapy. This will be combined with anti-inflammatories and antibiotics and other medications, your donkey may require hospital treatment.

Se você está preocupado chame seu veterinário e peça para que o seu jumento seja examinado e tire uma amostra de sangue. Se o seu jumento for diagnosticado com a doença você deve cuidar para que ele seja bem alimentado, experimente uma variedade de alimentos deliciosos e se necessário por via oral seringa com glicose sob supervisão veterinária. Se o seu jumento está muito doente seu veterinário pode precisar fornecer energia para ele através de um tubo estomacal ou terapia intravenosa. Isto será combinado com anti-inflamatórios e antibióticos e outros medicamentos, salvar seu jumento pode exigir tratamento hospitalar.

Fonte: The Donkey Sanctuary

Nenhum comentário:

Postar um comentário