Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como erradicar a braquiária nas pastagens para eqüinos

 

A braquiária é apenas uma das inúmeras pragas que atacam o pasto nos haras. Considerando a facilidade desta planta de vegetar razoavelmente bem em solos pouco férteis e ao mesmo tempo causar grandes danos aos solos propícios para pastagem, é necessária a utilização de métodos para controlar a sua propagação.

A presença da braquiária nas pastagens para eqüinos se dá, principalmente, pelo fato de que a maioria destas não se adapta a solos muito férteis, isto é, solos que apresentam fertilidade baixa, como os que proporcionam uma boa plantação de pasto para cavalos.

O criador, atentando para o correto grau de fertilidade do solo para plantação de pastagens (os solos para eqüinos necessitam de média a alta fertilidade para produzir), deve sempre procurar elevar a capacidade produtiva do solo através da adubação, e com isso estabelecer uma competição entre a pastagem a ser implantada e a praga.

Por outro lado, a braquiária é uma planta bastante resistente à erradicação, basicamente em razão da sua forma de propagação vegetativa, a dormência característica, já que não se mostra eficaz a simples destruição da planta da braquiária para erradicar a praga, e a sementeira, que garante a propagação da planta nas condições mais diferenciadas possíveis e durante longo período de tempo.

Diante desses fatores, conclui-se que a destruição da planta só é possível através de dois métodos específicos: o método chinês e o de sombreamento. O primeiro método tem como elemento fundamental a vigília do criador e deve ser aplicado em pequenas áreas ou em locais cuja infestação da braquiária ainda estiver no início. Aconselha-se sempre ao uso da enxada para retirar constantemente as plantas do pasto e à remoção do material retirado para locais distantes do solo para posterior destruição. Mas, existem ainda outras recomendações, como, nunca sementear a braquiária que ainda não foi erradicada, nunca deixar que os animais comam as sementes, manter sempre elevada a fertilidade do solo, entre outras.

Já o método de sombreamento, este é aplicado em áreas maiores ou mais infestadas com a praga. Através dele escolhe-se uma espécie de forrageira de crescimento mais rápido e vigoroso, deforma a investir no cultivo para que esta planta se transforme em um verdadeiro e constante sombreamento da praga. As duas únicas espécies que apresentam as características exigidas por este método são o capim-conilão e o capim-elefante (napier, camerum e mineiro).

Quando nos referimos às vantagens e desvantagens apresentadas por esses dois métodos, é de se destacar que o segundo é o mais vantajoso para o criador. Além de ser sensivelmente mais barato, esse método proporciona o enriquecimento do haras em termos de pastagens, rendo em vista que uma outra forrageira surge como alternativa para a alimentação dos animais.

Fonte: “A criação e a nutrição de cavalos”, de Roberto T. Losito de Carvalho e Cláudio M. Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário