Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A verdade sobre jumentos, cavalos e verminose pulmonar

image

Jumentos e cavalos podem viver juntos com sucesso desde um programa de desparasitação regular seja seguido.

Um grupo de bem-estar animal proeminente está fazendo campanha para dissipar o mito de que jumentos e cavalos não podem viver juntos por causa do parasita Dictyocaulus arnfieldi.


The Donkey Sanctuary, com sede perto de Sidmouth, em Devon, Inglaterra, diz que apesar do risco de vermes pulmonares, jumentos, cavalos e pôneis podem viver juntos e com segurança, desde um programa de desparasitação regular, com o aconselhado por um veterinário, seja seguido.

Ben Hart, o gerente de treinamento diz: "Quando temos nossos dias de treinamento, é comum ouvir pessoas afirmarem que jumentos e cavalos não podem viver juntos por causa dos riscos de lungworm (verme pulmonar). Mas o fato é que eles podem."


A instituição também está interessada em esclarecer equívocos sobre os níveis de infecção parasitária em jumentos na Grã-Bretanha. Ela apresentou recentemente os resultados de um estudo que avaliou os níveis de infecção parasitária em jumentos para veterinários e parasitologistas.

Dra. Faith Burden, gerente de projetos veterinários da instituição, diz que é freqüentemente citado que uma grande porcentagem - até 70 por cento - de jumentos da Grã-Bretanha estão infectadas com vermes pulmonares.

"Nosso estudo para determinar os níveis de infecção parasitária em jumentos, ao longo de um período de quatro anos, mostrou que apenas 4 por cento foram infectados com vermes pulmonares".


The Donkey Sanctuary visa proteger jumentos e muares e promover seu bem-estar em todo o mundo. Foi fundada pela Dra. Elisabeth Svendsen em 1969 e já cuidou de mais de 13,600 jumentos no Reino Unido, Irlanda e outras partes da Europa. Ele também funciona no Egito, Etiópia, Índia, Quênia e México para melhorar o bem estar do jumento.

Fatos sobre lungworm

1. Jumentos são considerados o hospedeiro natural do parasita.
2. Jumentos toleram uma grande infestação de lungworms sem sinais aparentes, ao passo que ele pode causar tosse severa em cavalos e pôneis que contraiam o parasita.
3. Larvas de vermes pulmonares podem viver no pasto por um período considerável de tempo, de modo que um bom manejo de pastagens pode ajudar a reduzir a infestação.
4. Amostragem fecal é a melhor maneira de diagnosticar vermes pulmonares em jumentos.
5. Jumentos, cavalos e pôneis podem viver juntos com bastante segurança, desde um programa de desparasitação seja seguido, como aconselhado por um veterinário.

Autor: Dawn Vincent

Fonte: Horse Talk, NZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário