Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jumentos: Muda

 

O período de muda é para animais novos, mas muitas vezes ocorre em jumentos mais velhos que experimentaram momentos de stress.

De fato, vê-lo perder seu pêlo e ver a pele aparecer nua em alguns lugares é uma fonte de questionamento. Meu jumento está doente? Micose?

É normal que quando o tempo quente chege o jumento perca um pouco do pêlo. Para cada jumento, alguns perdem apenas parte do pêlo, já outros perdem grandes quantidades de pêlo, deixando grandes áreas da pele nua. Para se livrar das moscas que se aproveitam de queda os jumentos podem correr a pique, rolar na areia e, por vezes, se arranhar em árvores até sangrar.

A escova pode ajudar. Durante o período de muda, coloque-o em um local arejado, aberto, com pouco vento e insetos.

Não se preocupe, em breve o pêlo voltará a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário