Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 20 de novembro de 2011

Sarcóide – Guia para proprietários

 

Introdução
A sarcoidose é um tipo de tumor de pele. É o tipo mais comum de tumor encontrado na prática eqüina. Os crescimentos muitas vezes aparecem de repente e, dependendo do tipo, pode crescer rapidamente. Em alguns casos eles podem afetar a capacidade de um jumento a usar o cabresto ou arreios, afetando sua capacidade de trabalho. O tratamento pode ser caro e demorado e uma cura completa nem sempre é alcançada.

Sarcoides variam na aparência. Às vezes sarcoide pode ser confundido com outros tipos de tumores de pele como verrugas.


Elas podem parecer secas e escamosa e podem facilmente sangrar ou ulcerar. Alguns tipos de sarcóide são muito agressivos localmente, o que significa que eles tendem a invadir e se espalhar no tecido em torno deles. No entanto, eles são estritamente limitados à pele e do tecido diretamente sob ele, pois eles não se espalham da pele para órgãos internos.


Todas as protuberâncias suspeitas devem ser verificados pelo seu veterinário sem demora.


Causas de sarcoides
A causa da sarcoides não é totalmente conhecida, embora haja um número de teorias. Uma teoria é que eles são causados ​​por um vírus. Embora nenhuma partícula de vírus ainda tenha sido encontrada, o material genético parecido com virus tem sido encontrado em uma grande proporção de sarcoides. Uma característica genética específica foi identificada na maioria dos cavalos com sarcoides, sugerindo que uma alta proporção da população eqüina pode ser geneticamente suscetíveis.


Algumas pessoas pensam que insetos, como moscas, têm um papel no desenvolvimento da doença. Certamente, sarcoides parecem ocorrer em locais do corpo onde normalmente moscas se alimentam, como ao redor dos olhos. As moscas estão implicada na disseminação da sarcoids sobre um animal específico, mas se sarcoides são transmissíveis entre os jumentos é muito incerto. É sensato tomar medidas para o controle de moscas em um jumento com sarcoides durante os meses de verão.

Partes do corpo onde são encontrados sarcoides
Sarcoides ocorrem mais freqüentemente nas pernas, tronco e cabeça, seja como crescimentos simples ou múltiplos. Tem-se observado que sarcoids podem desenvolver nos locais de feridas e áreas onde a trauma ou lesão ocorreu.

(Frequencia de distribuição das lesões no corpo: Cabeça e orelha 51%, pescoço, corpo e genitais 24%, ombros e membros 25%)

image

Tipos de sarcoides
Sarcoides foram classificadas em seis tipos principais, cada um com um nome científico descritivo (nodular, fibroblástico, verrucoso, oculto, mista e maligno). Os nomes não são importantes para o proprietário, é apenas útil
sabemos que a aparência de sarcoides pode ser muito variável. Aqui estão alguns exemplos.

image 

Alguns sarcoides aparecem como discretos pedaços sólidos de tamanho variável. Os nódulos, por vezes, ulceram e sangram na superfície ou soltam líquido.


Sarcoids também podem ser massas carnudas, às vezes com uma haste fina ou uma base larga e plana. Este tipo freqüentemente se desenvolve rapidamente de uma forma mais branda seguindo danos e pode se desenvolver no local das lesões de pele nos membros. Outro tipo de sarcoidose ("verrucoso") é cinza, sarnento ou com aparência de verruga, às vezes com pequenos nódulos sólidos dentro deles. Sarcoides
também pode aparecer como cinza sem pêlos, áreas geralmente circular. Sarcoides "Malignos"  são o tipo mais agressivo: os tumores se espalham intensivamente através da pele. É uma forma rara que normalmente é encontrado no cotovelo e áreas de face.

Tratamento

Se você suspeita que seu jumento tem uma sarcoide, não espere que a condição melhore: ela provavelmente só vai piorar! Consulte o seu veterinário quando o primeiro sinal de uma sarcoide aparece. Não tente tratar da sarcoidose você mesmo, o tratamento mais adequado dependerá do tipo de sarcoide e esta decisão deve ser tomada por um veterinário.


Sarcoides são muito difíceis de tratar com eficácia. Vários tratamentos são comumente usados​​: isto sugere que nenhum método é universalmente eficaz. Determinados tipos de tratamento têm efeitos variáveis​​. Alguns podem ser muito bem sucedido em algumas ocasiões e ineficaz em outros. Falha de qualquer método de tratamento é geralmente acompanhado pelo reaparecimento de um tumor mais agressivo, muitas vezes em números crescentes. Portanto, é importante selecionar a melhor alternativa possível como o primeiro método de tratamento.


Antes do tratamento

image

Depois do tratamento

image

No The Donkey Sanctuary, terapias "alternativas" não são utilizados para sarcoides. Apesar de relatos anedóticos, não há clara evidência de seu benefício. Avaliação de um tratamento incomum pode ser complicado porque em raras ocasiões sarcoides parecemmelhorar sem tratamento. Demora em começar com um tratamento sob a supervisão de seu veterinário pode significar que a sarcoidose aumente e, portanto, fique mais difícil de resolver.


Os seguintes métodos de tratamento são usados ​​por veterinários:

A remoção cirúrgica. Isto pode ser eficaz para sarcoides muito pequenas em áreas seguras. No entanto, há uma taxa relativamente elevada de falha, com recorrência em torno de 50%.


Um método relacionado (ligadura) é amarrar uma faixa apertada (ou usando uma tira elástica) em torno da base sarcoids com uma haste.
Isso pode cortar o fornecimento de sangue, causando a lesão a secar e, eventualmente, cair.

Antes da cirurgia

image

Depois da cirurgia

image

Criocirurgia (congelamento). Gás nitrogênio líquido é usado neste tipo de cirurgia para alcançar o ultra-congelamento do tecido doente. Isso só é eficaz para sarcoides com tamanho e profundidade limitados. É muito demorado e tedioso se existem vários sarcoides a ser tratados. Também pode haver uma alta taxa de recorrência.


Injeção de BCG. Este método funciona razoavelmente bem para sarcoide nodular efibroblástica ao redor dos olhos, mas é muito menos eficaz em outros lugares. O método tem riscos significativos e é necessário um cuidado e apoio extremo na medicação.

 

Quimioterapia. Uma injeção de determinadas drogas no centro de uma sarcoidose é um método útil de tratamento em alguns casos. Estas drogas matam as células com as quais entram em contato. O material também é muito perigoso para o cirurgião e por isso precauções especiais devem ser tomados e é difícil de obterno na maioria dos países.

Terapia citotóxica tópica (usando um creme). Este tratamento, provavelmente, produz os melhores resultados dos métodos disponíveis. Estas substâncias são muito fortes em seus efeitos e pode danificar a pele normal, bem como o tumor. O método é limitado a áreas que toleram cicatrizes na pele.


Radioterapia. Apesar de altamente eficaz, este é muito caro e limitado na sua disponibilidade. É utilizado principalmente para sarcoides ao redor do olho.


Lembre-se que a detecção precoce é importante e pode influenciar o sucesso do tratamento. Verifique a pelagem e a pele do seu jumento todos os dias, especialmente em torno das áreas que podem ser afetadas por sarcoides.

Fonte: The Donkey Sanctuary

Nenhum comentário:

Postar um comentário