Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cuidados com Filhotes Orfãos e Rejeitados

image

Um filhote pode ficar orfão por causa da morte da sua mãe, rejeitado devido ao comportamento antagônico ou por estarem subnutridos por causa de uma oferta de leite inadequada. Meios alternativos de manutenção devem ser encontrados até que o filhote tenha pelo menos cinco meses de idade. Seja sempre guiado por seu veterinário ou por uma pessoa devidamente habilitada.

Adoção

Encontrar uma égua/jumenta ama de leite tem muitas vantagens, mas elas raramente estão disponíveis. Uma mãe que acaba de perder seu potro é o ideal. O sucesso depende de uma série de variáveis ​​que afetam o relacionamento entre os dois, incluindo:
• Fêmeas que tiveram um potro natimorto ou que não foram amamentados são menos propensas a aceitar.
• Quanto maior o período entre a morte de filhote e da introdução do órfão, menor a chance de sucesso. Depois de dois a três dias de não amamentar o leite da mãe pode secar.
• Se a discrepância de tamanho entre mãe e potro for grande, a chance de aceitação é menor.
• Se o filhote nunca amamentou, ele gradualmente perde o instinto.
• O instinto materno varia entre os indivíduos. Algumas matrizes mostram hostilidade extrema no começo, mas, depois de terem aceite um filhote, elas podem se tornar as melhores mães.

 

Superar  a rejeição
Há uma série de maneiras para ajudar a evitar ou superar a rejeição de um filhote adotivo:
• Mova a matriz para um estábulo alternativo para que ela não possa associa-lo com seu potro morto.
• A placenta e as fezes do potro morto deve ser espalhado sobre o potro órfão antes de apresentá-lo para a matriz.
• Coloque um cheiro forte sobre as narinas da égua, por exemplo, ‘Vick’ vapour rub. Também, colocar isso no potro, especialmente sobre os posteriores, cabeça e pescoço. Renovar a intervalos freqüentes.
• Coloque o potro junto da matriz quando ele estiver com fome, ou seja, a cada 3 horas. Introduzir a matriz para o potro quando ela tever um úbere cheio.
• Tranquilizantes químicos podem ser usados. A necessidade de usar deve diminuir em cada reunião subseqüente.

Observe a matriz e do potro na primeira vez que estiverem juntos, algumas matrizes e potros são melhores mantidos separados por uma divisória, isso permitirá a visão e o cheiro do outro, mas irá proteger o potro. Se não tiver êxito no primeiro encontro re-introduzir após um curto período de tempo, pois o sucesso pode ser alcançado depois de novas tentativas.

Se a matriz ainda está mostrando uma resposta antagônica ao fim de dez a doze horas, então as chances de sucesso são poucas.


Colostro
O colostro deve ser administrado dentro das primeiras 12 horas de vida, a primeira mamada deve estar dentro de 2-4 horas após o nascimento. A quantidade recomendada é de 250ml a cada hora nas primeiras seis horas, perfazendo um total de 1,5 litros. Em caso de rejeição do potro, obtendo o colostro da mãe seria preferível, ou poderia ser tirado de outra matriz que tenha dado à luz à menos de dois dias. Uma égua saudável deve ter o suficiente para retirar 250ml após seu proprio potro ter sido amamentado. Limpe as mãos e o úbere da matriz antes da ordenha e esterilize todos os utensílios. O colostro de uma vaca não é o ideal, embora se alimentado em grande quantidade é melhor do que nenhum. Coletar colostro e congelar a -15 a -20 ° C. Aloje em lotes de 250ml. Quando necessário descongelar lentamente na água quente até atingir 38 ° C.


Se o potro não recebeu colostro, o plasma deve ser administrado por via intravenosa ou por sonda gástrica durante as primeiros doze horas de vida. OBS: Só deve ser administrado por um veterinário ou pessoa devidamente habilitado.


Alimentação Suplementar
Se uma matriz não está produzindo leite suficiente para seu potro, sua dieta pode ser complementada enquanto ela está em lactação. Para tentar aumentar a produção de leite, os seguintes métodos podem ser bem sucedido:

• Uma injeção de oxitocina, 0,5 ml a 1,0 ml para estimular o fluxo de leite. Só deve ser administrado por um veterinário ou pessoa devidamente habilitado.

• Alimentação de luzerna (alfafa), ou permitir a que paste em um pasto de um verde luxuriante.


Criação à mão
Pode não haver outra alternativa senão a ajuda manual. Os seguintes pontos devem ser considerados:
• Pessoal. Criação um potro assim não é fácil nem barato, e os envolvidos devem estar preparados para comprometer o seu tempo e recursos. Pessoal experiente, e consciente é essenciais.
• Companheiros. Um potro pode desenvolver características comportamentais ruins se criado à mão sem contato com outro animal. Ovinos e caprinos fazem bons companheiros, mas o potro deve também ser autorizados a ver outros equídeos. Pode ser acompanhado por um pônei quieto ou muar. Este companheiro irá atuar como um modelo.


• Exercício. Certifique-se que o potro faça exercício regularmente, especialmente quando ficar mais velho e mais forte. Como o leite contém muito pouca vitamina D, o potro deve ser permitido sair regularmente para receber à luz do sol. Jumentos exposto à luz solar por pelo menos três horas por dia pode produzir sua própria vitamina D, que éessencial para o desenvolvimento ósseo adequado.


• Ambiente. O potro deve ser mantido em um lugar quente e seco, e protegido do vento. Uma baia limpa com cama limpa é ideal. A baia deve ter ficar vazia por duas ou três semanas antes de habitação do potro e não deve haver incidência de doenças entéricas associadas com a área.


• Higiene. A baia e todos os equipamentos utilizados devem ser limpos, desinfetados e/ou esterilizados. Todo o pessoal que entrar na baia deve tomar as precauções de higiene necessárias, especialmente nas primeiras 72 horas.


O potro pode receber antibióticos nos primeiros dias, se desejar, embora esta é uma questão de preferência e geralmente não é defendido na medicina veterinária.


Mamadeira
Isso é demorado, mas é preferível à alimentação com balde ou intubação. Pode ser usada no período de transição antes de um potro ser treinado para beber de um balde. Tetas cordeiros "são os mais próximos em forma e maleabilidade aos de uma égua ou jumenta. Se o potro rejeita o teto, coloque o dedo indicador na boca e, se ele não chupar, mova o dedo contra o céu da boca. Lentamente substitua o dedo indicador com o bico uma vez que ele comece a chupar. Seja paciente. Manter o frasco na posição vertical.


Alimentação no balde
Isso é menos demorado uma vez que o potro foi treinado, mas é muito mais difícildo que introduzir a garrafa. Geralmente é melhor começar quando o potro tiver com duas semanas ou mais. Leite deve ser oferecido ad lib em um balde, largo e rasa, colocado à altura da cabeça. Deve ser reabastecido duas vezes ao dia, e o balde cuidadosamente limpo. Para treinar, coloque os dedos dentro da boca do potro e, quanado ele começar a chupar, abaixe lentamente a mão no balde de leite. Pode ser necessário empurrar a cabeça do potro para baixo para mostrar o balde. Pode demorar um dia inteiro para um potro de aprender a beber no balde. Alguns potros se dão bem com alimentação no balde de jeito nenhum, mas pode ser que aceite beber de um alimentador de cordeiro.


Entubação nasogástrica
(tubo através do nariz até o estômago) - Converse com o médico veterinário

Protocolo para criação à mão
Leite quente a 38 ° C para alimentação inicial, reduzindo gradualmente a temperatura do ar durante a primeira semana. Alterações deve ser feita sempre lentamente ao longo de 24 a 48 horas.
Um potro de 10 kg requer 30kcal/kg (125kJ/kg) por dia.
Um potro doente ou prematuro requer 36kcal/kg (150kJ/kg) por dia.
O volume recomendado de leite para um potro saudável é 100ml/kg peso corporalpor dia. Para um potro 10 kg, isso significa um litro de leite por dia, ou seja, 10% do seu potro weight. O potro normalmente suga de sua mãe cerca de sete vezes ao dia.
Idealmente, deve ser alimentado em dois ou três intervalos de uma hora, embora durante a primeira semana é preferível alimentar a cada 1-2 horas. Se o potro está doente, pode ser incapaz de tolerar mais de 50 a 100ml a cada hora, a criação de modo mais intensivo é necessário.

Uma vez que melhore esse volume pode aumentar gradualmente a 200ml por hora.


Dia 1 e 2:
Alimentar 100-120ml a cada duas horas (10-15% do peso corporal) – dez a doze vezes por dia.
Dia 3-7:
Aumentar o volume de cada alimento a 150 - 200ml (25% do peso corporal). Reduzir o número de feeds para cerca de oito por dia, alimentando a cada duas ou três horas. Ração (a base de leite) pode ser oferecido a partir de uma semana de idade. Ao comer suficiente, estes devem ser substituídos com uma alimentação baseada em grãos.
Semanas 2 e 3:
Dar 300 - 350 ml em cada mamada, reduzir para seis vezes por dia em uma base de quatro em quatro horas. Permitir o acesso à água doce e salgada, e considerar ensinar a se alimentar no balde. Oferta de grãos de boa qualidade e uma quantidade limitada de feno de boa qualidade para iniciar o desmame do potro. Creep de proteína 18% é recomendado.

Semana 4:
Dar 500ml cinco vezes por dia. Não tire o leite até que ele passe a comer alimentos secos adequadamente. A mudança deve ser gradual para permitir que as enzimas digestivas se adaptem.
Semana 8-12:
Desmame pode progredido durante este tempo. Dê comida, quatro vezes por dia em oito semanas, depois três refeições por dia com 12 semanas. O potro ainda pode tomar 1-2 litros de leite por dia. Um potro criado à mão deve ser totalmente desmamados com cinco meses de idade.

Tipos de Leite

Leite de égua/jumenta
Esta é obviamente a melhor opção para o potro, mas nem sempre está disponível. Ordenhar uma égua é muito demorado.


Leite de vaca ou de cabra
Isto é muito mais fácil de obter, mas não muito similar em composição. Ele contém mais sólidos totais, gordura e proteína, mas é consideravelmente mais baixo em açúcares. A necessidade de misturar pó é evitado, mas pode ser caro, especialmente no que diz respeito ao leite de cabra. Leite de vaca pode ser feito para se parecer com leite de égua/jumenta mais de perto, adicionando uma colher de chá de mel para um litro de leite 2% de gordura. Leite Jersey não deve ser utilizado devido ao seu alto teor de gordura. Leite de cabra parece muito saboroso. Leite de cabra é considerado bom para adoção pois as partículas de gordura são menores do que no leite de vaca e por isso é mais facilmente digerido. Leite de vaca pode conter um número surpreendente de bactérias por isso é aconselhável pasteurizar-lo por aquecimento a 70 ° C por 15 segundos. O leite deve ser resfriado e dextrose podem ser adicionados antes de dar para o potro.


Fórmula sugerida
300ml de leite de vaca
150ml de água de cal (cal hidratada de jardim 50g 10 litros de água - deixar durante a noite para assentar, e, em seguida despeje água de cal a partir de sedimentos).
20g de dextrose / lactose / melaço mel  / açúcar mascavo.
substitutos do leite
A formulação ideal contém 15% de gordura, proteína bruta de 22% e menos de 0,5% de fibra.


Substitutos do leite de vaca não são recomendados. Eles são uma fonte pobre de proteína de alta qualidade e muitas vezes contêm antibióticos. Existem fórmulas para substitutos sem antibióticos.


Fórmulas humanas devem ser evitados, pois não são bem tolerados pelo trato gastro intestinal do potro.


No entanto, há uma experiência em países em desenvolvimento do leite humano a ser utilizado sem problemas relatados.


Substitutos pobres do leite podem causar atraso no crescimento. Também deve ser levando em conta que, seguir as orientações do fabricante pode causar desidratação e constipação.


Diarreia - prevenção
• Um substituto do leite de boa qualidade com 22% de proteína bruta deve ser escolhido.
• Dê pouco alimento e muitas vezes.
• Mantenha as mãos e utensílios limpos.
• Leite deixado em repouso permite o crescimento de bactérias. Apenas use leite fresco.
• Leite comprado em loja podem conter níveis bastante elevados de bactérias.
• Mudanças repentinas na dieta podem perturbar as enzimas digestivas. Alterações devem ser feitas sempre lentamente.


Tratamento da diarréia
O substituto do leite deve ser retirado e substituído com uma solução de glucose 50g em 500ml de água quente e fervida por um ou dois dias. O retorno para o leite deve ser gradual, alternando com a solução.


O número de mamadas por dia deve ser aumentada mas mantendo o consumo total diário igual. Deve-se pensar em completar com pasta de lactobacillus durante mudanças na dieta.


Intolerância ao substituto do leite causa diarréia, cólicas e/ou inchaço. Isto também pode indicar ulceração gastroduodenal, por isso, sucralfato (suspensão Antepsin) deve ser administrado como de rotina.


Diminuir o volume ou aumentar a freqüência pode ser tentado, ou uma mudança para uma fonte alternativa.

Fonte: The Donkey Sanctuary

Um comentário:

  1. um Potro recem nascido, fica orfao e ao alimenta-lo com leite em pó proprio para bezerros, ele aceita bem, porem aparece com erupcoes na pele, com perda dos pelos e escamacao seca, como proceder?, me ajude.

    ResponderExcluir