Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rações balanceadas e diferenciadas

 

Dentre os fatores que contribuem para um bom desempenho dos animais, a nutrição tem um papel fundamental. Diante do avanço tecnológico da eqüinocultura, a conscientização dos criadores quanto às diferenças entre alimentos e nutrientes afasta obrigação de adotar aqueles “programas nutricionais” para fornecer alimentos importados, cereais que não são bem produzidos, e fenos que requerem alta tecnologia de produção. Existem técnicas no nosso sistema de produção que traçam as diversas maneiras para um melhor aproveitamento dos alimentos, tais como:


Produção de volumosos de alta qualidade
Dimensionamento dos piquetes em função das categorias do plantel; formação de pastagens; recuperação de pastagens já implantadas; feneação de gramíneas como coadjuvante do manejo das pastagens; formação e manutenção do alfafal; utilização e manejo de capineiras; controle de invasoras em pastagens; feneação de gramíneas e alfafa para comercialização; formação e utilização de culturas de inverno; dimensionamento e implantação de culturas auxiliares para produção do componente energético das rações.


Utilização de alimentos alternativos
A diferença entre alimento e nutriente não pode ser esquecida pelo criador. Os alimentos são classificados em grupos de acordo com a quantidade de nutrientes que apresentam. Na alimentação dos eqüinos essa classificação se dá da seguinte forma:


VOLUMOSOS:
- Aquosos: (pastos, capineiras e raízes) - Dessecados: fenos (gramíneas, leguminosas) e palhas
CONCENTRADOS:
- Energéticos: (grãos de cereais, seus subprodutos) - Protéicos (farelos das oleaginosas, subprodutos da indústria animal)
Os alimentos que se enquadram na categoria de volumosos são os que apresentam mais fibra e menos nutrientes digestíveis do que os concentrados.


Fornecimento de quantidades ideais de alimento
O Sistema Brasileiro de Produção de Equinos estabelece segundo o critério do “mínimo necessário” a quantidade de alimento que um cavalo deve receber por dia. O criador deve se preocupar em fornecer ao animal, via alimentos concentrados, só os nutrientes mais importantes, tais como, proteínas, macro e micro minerais e vitaminas, além de uma cota de energia digestível e nunca estabelecer uma quantidade obrigatória e invariável durante todo o ano.


Atendimento correto das exigências nutritivas – rações diferenciadas
Não se deve trabalhar com apenas um tipo de ração para todos os animais de seu plantel de modo a não prejudicar o correto desenvolvimento deles. Durante sua vida, o cavalo passa por diversas fases, e em cada uma necessita de um tipo específico de alimento. A categoria dos potros (até 18 meses) é dentre todas a que requer maiores cuidados nutricionais. Os eqüinos apresentam uma curva de crescimento muito acentuada no período de um ano, bastando lembrar que o potro alcança, nessa idade, 88% de sua altura final.


A qualidade ou o valor nutritivo dos nutrientes e sua concentração nas rações devem se adequar às necessidades específicas das diversas categorias do rebanho, razão pela qual o criador deve ter, pelo menos, três tipos de ração: uma para potros, uma para éguas em produção e outras para as demais categorias.

Fonte: Publicações Globo Rural - Roberto T. Losito de Carvalho e Cláudio M. Haddad

Nenhum comentário:

Postar um comentário