Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mantas Ortopédicas

image

Como funciona uma Manta Ortopédica?

As Mantas Ortopédicas contam com o sistema para absorção de impactos e distribuição homogênea das pressões. O material largamente utilizado na indústria de equipamentos ortopédicos, possui como características físicas:

- alto poder de absorção de impactos;
- alto índice de distribuição de pressão;
- alta memória elástica;
- impermeabilidade.
 

Veja a comparação entre mantas comuns e as Mantas Ortopédicas:

image

As mantas comuns forçam a cernelha do animal provocando desconforto e lesões. O feltro fica em constante pressão sobre a coluna vertebral do animal. (1)
A manta não se molda à estrutura do lombo do animal. Algumas regiões sofrem demasiada pressão, enquanto outras não ajudam em sua distribuição.(2)
As áreas de maior congruência não são acomodadas propriamente. O conjunto fica instável e desconfortável para o animal. (3)

image

As mantas ortopédicas são desenhadas de forma a aliviar as pressões na cernelha e outras regiões da culuna do animal. (1)
O material é capaz de modelar-se ao lombo. Essa propriedade permite que regiões de menor congruência auxiliem no suporte da carga. (2)
As áreas de maior congruência são acomodadas de forma a promover maior conforto ao animal e estabilidade à sela. Isso evita lesões, faz com que as pressões sejam dissipadas e o conjunto ganhe equilíbrio. (3)

image

Os materiais com que são confeccionadas as mantas comuns têm como característica a baixa memória elástica, ou seja, apresentam inadequados índices de compactação.
A compactação faz com que alguns minutos de utilização sejam suficientes para o equipamento perder sua capacidade de aborsão de impactos. (ver figura acima)
Além disso, a baixa memória elástica acentua o atrito entre pontos de maior congruência. Resultado: falta de estabilidade, desconforto, ferimentos e lesões ortopédicas.

image

O material das mantas ortopédicas tem como característica a alta memória elástica, ou seja, após precionado retorna instantaneamente à forma original.
Essa propriedade é especialmente útil para absorver os sucessivos impactos impostos pelo treinamento ou prova, mesmo após horas de utilização. (ver figura acima)
As regiões de maior e menor congruência são preenchidos de maneira equilibrada pela manta garantindo conforto e proteção para o cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário