Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quadro de Condições Corporais dos Jumentos

1. Fraco

image

Pescoço e Ombros: Pescoço fino, todos os ossos podem ser sentidos facilmente. Pescoço se encontra com ombros abruptamente. Ossos dos ombros podem ser sentidos facilmente, angulares.

Cernelha: Espinha dorsal da cernelha proeminente e pode ser sentida facilmente.

Costelas e Barriga: Costelas podem ser vistas a distância e sentidas facilmente. Barriga recolhida.

Costas e Lombo: Espinha dorsal proeminente, pode sentir a espinha dorsal.

Traseiro: Ossos dos quadris visiveis e podem ser sentidos facilmente. Poucos músculos. Pode ter cavidade embaixo do rabo.

2. Moderado

image

Pescoço e Ombros: Algum desenvolvimento de músculos sobre os ossos. Pequeno disnível onde o pescoço encontra os ombros.

Cernelha: Alguma cobertura sobre o dorso da cernelha, dá para sentir os processos espinhosos mas não é proeminente.

Costelas e Barriga: Costelas não são visiveis, mas podem ser sentidas com facilidade.

Costas e Lombo: As vértebras podem ser sentidas com uma pequena pressão. Pouco desenvolvimento de músculos nos dois lados.

Traseiro: Pouca cobertura muscular na parte traseira, ossos do quadril podem ser sentidos com tranquilidade.

3. Ideal

image

Pescoço e Ombros: Bom desenvolvimento dos músculos, os ossos podem ser sentidos por baixo de uma fina camada de músculo/gordura. O pescoço flui suavemente para os ombros arredondados.

Cernelha: Boa cobertura de músculo/gordura sobre a espinha dorsal, a cernelha flui suavemente para as costas.

Costelas e Barriga: As costelas são cobertas por uma fina camada de músculo/gordura, as costelas podem ser sentidas ao fazer uma pequena pressão no local. A barriga é firme com musculos e de contorno liso.

Costas e Lombo: As vértebras não podem ser sentidas. O desenvolvimento de músculos é bom nos dois lados.

Traseiro: Boa cobertura de músculos na traseira, os ossos do quadril parecem arredondados e podem ser sentidos com uma pequena pressão.

4. Gordo

image

Pescoço e Ombros: Pescoço grosso, crista dura, ombros cobertos numa camada igual de gordura.

Cernelha: Cernelha larga, ossos podem ser sendidos com uma forte pressão.

Costelas e Barriga: Costelas dorsais só podem ser sentidas com uma pressão firme, costelas ventrais podem ser sentidas com um pouco mais de facilidade. Barriga muito desenvolvida.

Costas e Lombo: As vértebras só podem ser sentidas com com uma pressão firme. Pequena dobra na linha das costas.

Traseiro: Traseiro arredondado, ossos só podem ser sentidos com uma pressão firme. Depositos de gordura localizados igualmente pela área.

5. Obeso

image

Pescoço e Ombros: Pescoço grosso, com dobras de gordura que podem ficar caidas para um lado. Pescoço arredondado e coberto de gordura.

Cernelha: Cernelha larga, não dá para sentir os ossos.

Costelas e Barriga: Larga, com frequencia possui depósitos de gorduras distribuidos de forma desigual cobrindo a parte dorsal e possivelmente ventral das costelas.Costelas não podem ser apalpadas. Barriga grande em largura e comprimento.

Costas e Lombo: Não dá para sentir as vértebras. Grande dobra linha das costas, com gordura em ambos os lados.

Traseiro: Os ossos do quadril não podem ser sentidos, gordura nos dois lados do rabo, gorduras com frequencia distribuidas de forma desigual.

Depósitos de gordura podem estar distribuidos de forma desigual, especialmente no pescoço e na traseira. Alguns depósitos de gordura resistentes podem ser retidos quando houver perda de peso e/ou pode calcificar (endurecer). Uma analise cuidadosa de todas as áreas deve ser feito e combinados para que se chegue a uma nota geral.

Meia notas podem ser dadas quando os jumentos cairem entre duas notas. Jumentos velhos podem ser difíceis de serem analisados devido a falta de músculo dando a aparência de magreza e com o ventre caido, enquanto as condições gerais podem ser boas.

Fonte: The Donkey Sanctuary

Nenhum comentário:

Postar um comentário