Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Treinando Jumentos – Parte III (b)

 

Na próxima aula com o seu jumento, vamos rever tudo o que fizemos antes. Seja claro com seus comandos verbais. Lembre-se de não exagerar qualquer estágio do treinamento. Duas vezes parece ser o número mágico.

 

Quando ele estiver seguindo ordens bem, você já pode monta-lo (se ele já tiver idade e tamanho para isso). Monte-o de ambos os lados e desmonte algumas vezes nas primeiras tentativas. Quando ele parecer tranqüilo, você pode permanecer em cima. Coloque um petisco na mão e  passe a incentivá-lo a dobrar a cabeça e o pescoço dos dois lados para pegá-lo da sua mão. Ao mesmo tempo, dê toques curto e leves na rédea para o lado que deseje que ele vire. Isso irá incentivar a leveza no freio mais tarde. Agora estamos prontos para que ele se mova com você em cima.

 

É melhor usar um assistente nesta fase. Peça ao assistente para puxar seu jumento alguns passos para frente com você em cima. Vocês dois devem dar o comando para seguir em frente e você deve apertar o animal com as pernas uma vez ou duas vezes e em seguida o assistente deve guiá-lo para frente. Tenha um chicote na mão para usar se ele não cumprir. Use somente se você tiver que usar e só uma vez levemente para cada comando que você dá. Depois de apenas alguns passos, diga para ele parar e recompense, mesmo que seja apenas dois passos! Você pode continuar esta lição até que tenha completado uma rotação no curral em cada sentido. Então mande ele parar, e peça para voltar um passo ou dois. Dê um levepuxão em ambas as rédeas, então quando ele começar a mover os pés para trás, alterne a pressão das rédeas com a do pé da frente que é para ir a frente. Se ele não quiser voltar, o assistente pode ajudar com pressão no peito imitando a que você fez na guia. Sempre termine o seu  treinamento com um leve puxão para trás, mas não puxe tanto nas rédeas para que ele não ofereça resistência. Encoraje-o a ficar leve no cabresto! Então, terminar a sua lição marchando um pouco.

 

Jumentos aprendem um pouco diferente de mulas ou cavalos. Suas respostas são muito mais lentas no início, mas eles aprendem completamente, se você é claro em sua intenção. No treinamento de cabresto, o jumento já aprendeu a andar quando você puxa e se afastar quando você aplica pressão a uma determinada área do seu corpo. No roundpen (curral redondo), ele aprendeu a andar longe de você e a caminhar e virar com a guia. Ele aprendeu a andar com você nas suas costas com alguém ajudando aguia-lo para ajudar a reforçar os sinais que lhe davam. Você e seu assistente devem estar em sintonia um com o outro de modo a não confundir o jumento. Ele aprende que o comando verbal vem primeiro e as pernas depois quando você monta, e o chicote depois. Durante o aprendizado, ele vai começar a responder mais rapidamente o comando verbal inicial.

 

Condução de carroças é a mesma coisa, só que com as rédeas no lugar das pernas. Na primeira, você pode precisar da voz, rédeas e chicote, mas conforme ele aprende, você vai perceber ele reagir mais cedo e mais cedo, até que ele é realmente cumpra no comando verbal sozinho!Sim, jumentos e mulas que são inteligente assim!


Você pode ter tido problemas com a marcha na guia até este ponto, mas agora ele deve estar pronto para fazer isso também. Após a aula marche na roundpen, deixe a área de uma forma carismatica com a guia na sua mão esquerda e uma recompensa na outra, deixando a mão estendida. Dê o comando de "marcha" e lentamente comece a se movimentar de forma a imitar a marcha. Se ele ainda não quiser marchar, faça seu assistente se movimentar por trás dele. Ele deve cumprir. Dê alguns passos de
marcha, em seguida, pedça que pare, Dê a recompensa e continue a marcha. Não vai demorar, em algumas aulas ele deve começar a entender os comandos verbais.Você só precisa levá-lo devagar o suficiente e ser consistente o suficiente para que ele tenha a oportunidade de compreender.

 

Não se apresse, ou você vai encontrar-se em um mar de confusão!

 

(Texto Original:  Training Donkeys por Meredith Hodges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário