Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Raças de Jumentos – Parte 8

  • Branco Egípcio

    image_thumb1511

Originário do Egito, esta raça de jumentos caracteriza-se pela sua pelagem branca. Acredita-se que seja a fonte de muitas raças, é conhecido desde os tempos biblicos. Também é conhecido como jumento branco de Damasco (a cidade de Damasco era inclusive chamada de cidade dos jumentos).

 image_thumb1611

Muito reverenciado nos tempos antigos e por muito tempo recebeu o mesmo tratamento privilegiado em termos de seleção que os cavalos árabes, era a montaria da nobresa. Infelizmente nunca foi criado um livro de registro para esses animais, nem nenhuma outra forma de controle. Seu valor histórico e genealógico não parece ter sido reconhecido, mas alguns entusiastas começaram a criar grupos desses jumentos.

 

Existem algumas sub-raças:

Baladi (encontrada no baixo egito), usado como montaria de nobres

Saidi (encontrada no alto egito), usado como montaria de nobres

Hassawi, usado como montaria comum

 

  • Gigante Egípcio

    É uma raça egípcia de jumentos que já se encontra extinta.

 

  • Branco Árabe

    image_thumb11[1]

É um jumento grande, refinado utilizado para sela.

 

  • Israelense

    Mede entre 102-142 cm. Pelagem Pêlo de Rato, preta ou castanha. Não é selecionado com cuidado.

 

  • Maasai

    É um jumento pequeno, pertence a tribo Maasai onde é utilizado para transporte de carga. Pelagem Parda.

 

  • Marroquino

    Mede 91-122cm. Pelagem Pêlo de Rato Claro com listras bem pronunciadas nas pernas.

 

  • Muscat

    Jumento da Arabia e do Leste da Africa. Mede 122-142cm. Pelagem Pêlo de Rato prateada, que tende a parecer branca contra a pele preta dos animais quando envelhecem. É usado como montaria por mulheres importantes.

 

  • Nigeriano

    Pequeno e ordinário de pelagem parda.

 

  • Norte Africano /Atlas / Algeriano (Equus Asinus Atlanticus)

    É um jumento selvagem que já estava extinto na época Romana. O último registro que temos desse jumento é um mural de 300DC em uma vila em Bona, Algeria. Foi extinto por causa da caçada esportiva romana.  Vivia na região das montanhas Atlas.

 

  • Nubiano (Equus Asinus africanus africanus)

Mede em média 120cm. Pelagem acinzentada, meio avermelhada no verão, alguns a descreve como cor de areia. A cruz é curta e fina, não possui listras nas pernas. O nubiano é conhecido por sua stamina, tem o corpo esguio e a cabeça relativamente grande com com duas orelhas longas e finas.

 

É o jumento selvagem, do qual descende a maioria das raças domesticadas. Está em perigo de extinção, alguns já o consideram extintos na selva desde 1950, mas a IUCN Red List (Lista oficial das espécies em extinção) ainda a considera como perigosamente em risco de extinção. Costumava viver no nordeste da África, das áreas montanhosas ás rochosa, do semi-deserto ás áreas verdes. Se alimentam á noite e cedo pela manhã, durante o calor do dia procura as sombras para se abrigar do sol.

 

Os machos vivem sós ou em grupos pequenos, as fêmeas e os filhotes vivem em um grupo sem hierarquia, quando um filhote nasce a mãe e o filhote se separam do grupo até que o filhote consiga reconhecer a mãe.


  • Somali (Equus Asinus Somalicus)

    image_thumb18

Mede em média 142cm. Pelagem acinzentada, meio amarelada no verão. Não possui a cruz nas costas, mas possui listras de zebra nas pernas bem evidentes. É um jumento selvagem encontrado na região sul do Mar Vermelho na Eritrea, na gegião de Afar na Etiópia e na Somália.

image_thumb[3]

Ao redor do mundo existem cerca de 150 exemplares em zoológicos, um dos zoológicos que tem obtido mais sussesso no cruzamento desse animal rato é o de Basel na Suiça. Desde 1970 nasceram 35 jumentos selvagens Somali em Basel.

 

  • Sul Africano

    Jumento pequeno de pelagem parda, preta, castanha ou pêlo de rato claro.

4 comentários:

  1. Obs.: a pelagem do jumento Egípcio é formada por pelos de cor branca ou tordilha, mucosas, cascos e pele preta. A segunda foto mostra um jumento albino com pelos brancos e pele despigmentada não tendo nada haver com a pelagem do jumento Egípcio.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, tenho que concordar com você, tinha achado que os jumentos das duas fotos eram diferentes, não só na pelagem, mas também na morfologia. No entanto como os dois estavam descritos como jumentos egípcios nos sites onde encontrei as fotos postei as duas... foram as duas únicas fotos que encontrei como animais dessa raça na internet.

    ResponderExcluir
  3. A foto do jumento representado como jumento Nubiano (Equus asinus africanus africanus)não é do jumento nubiano selvagem. Este é um jumento asselvajado da região do sul do Egito, correspondente ao norte da Núbia, proveniente do Equus asinus familiar (doméstico), que tornou selvagem. O jumento Nubiano tornou-se extinto desde o início do século XX. A sua pelagem é cinza que torna ligeiramente avermelhada no verão, com a faixa crucial fina e descendo pouco à cernelha. Diferente da foto que apresenta pelagem chamada de ruã (alazã). Quanto aos jumentos representados como selvagem da Somália está correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda á alguns animais os quais os pesquisadores dizem ser os jumentos nubianos . Que provavelmente ainda existem .

      Excluir