Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Raças de Jumentos – Parte 4

Mais algumas raças de jumentos para vocês conhecerem…
  • Abissínio

    image_thumb112 

    Ainda comuns como animais de trabalho e encontrado por toda a Etiopia, eles são normalmente de pelagem pêlo de rato, mas podem ser encontrados animais de pelagem ruã. São parecidos com os jumentos Sudaneses.

    A Etiopia fossui cerca de quatro milhões de jumentos, cerca de 32% de todos os jumentos na Africa, e 10% da população mundial de jumentos.  Os jumentos são encontrados em todo o território, das zonas áridas às alpinas, mas são encontrados em maior parte nas terras altas, em locais secos e áridos. Em sua maior parte os jumentos são utilizados para carga. O baixo nível  de desenvolvimento do transporte rodoviário, e o terreno difícil fazem do jumento um animal valioso para o transporte de carga, principalmente para pequenas propriedades.

     

    O grande valor dos jumentos para o meio rural e até para o meio urbano tem sido em maior parte ignorado pelas autoridades. Na Etiopia, especialmente entre as pessoas do meio rural, jumentos tem uma péssima imagem e são até ridicularizados em palavras e frases.

     

    A Etiopia é um país pouco desenvolvido com infraestrutura ruim e topografia rustica, o que significa que o jumento continuará a ter um significado importante para a comunidade rural.

    O jumento doméstico Abissinio ou Etiopio como também é chamado (o que é meio equivocado já que na Etiopia existem várias raças de jumentos), tem sua historia traçada até os jumentos selvagens do Egito, Sudão, Somália e Etiopia, o  Equus Asinus Africanus e o Equus Asinus Somalicus. O Jumento abissinio mede 86-102cm e sua cor predominante é o pêlo de rato. É a raça  de maior presença no país.

     

    • Jimma

      Mais uma raça da Etiopia, mede entre 95-100cm. A cabeça é larga, orelhas curtas e de pelagem pêlo de rato.


    • Ogaden

      Mais uma raça da Etiopia, mede 103cm, considerado alto com ossos pesados.

       

    • Eritrean

      image_thumb12

      Mais uma raça da Etiopia, mede 113-115 cm

    • Sennar

      Mais uma raça da Etiopia, mede 100-114cm, é largo e com uma melhor comformação corporal que os outros.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário