Mais algumas raças de jumentos para vocês conhecerem…
Abissínio
Ainda comuns como animais de trabalho e encontrado por toda a Etiopia, eles são normalmente de pelagem pêlo de rato, mas podem ser encontrados animais de pelagem ruã. São parecidos com os jumentos Sudaneses.
A Etiopia fossui cerca de quatro milhões de jumentos, cerca de 32% de todos os jumentos na Africa, e 10% da população mundial de jumentos. Os jumentos são encontrados em todo o território, das zonas áridas às alpinas, mas são encontrados em maior parte nas terras altas, em locais secos e áridos. Em sua maior parte os jumentos são utilizados para carga. O baixo nível de desenvolvimento do transporte rodoviário, e o terreno difícil fazem do jumento um animal valioso para o transporte de carga, principalmente para pequenas propriedades.
O grande valor dos jumentos para o meio rural e até para o meio urbano tem sido em maior parte ignorado pelas autoridades. Na Etiopia, especialmente entre as pessoas do meio rural, jumentos tem uma péssima imagem e são até ridicularizados em palavras e frases.
A Etiopia é um país pouco desenvolvido com infraestrutura ruim e topografia rustica, o que significa que o jumento continuará a ter um significado importante para a comunidade rural.
O jumento doméstico Abissinio ou Etiopio como também é chamado (o que é meio equivocado já que na Etiopia existem várias raças de jumentos), tem sua historia traçada até os jumentos selvagens do Egito, Sudão, Somália e Etiopia, o Equus Asinus Africanus e o Equus Asinus Somalicus. O Jumento abissinio mede 86-102cm e sua cor predominante é o pêlo de rato. É a raça de maior presença no país.
-
Jimma
Mais uma raça da Etiopia, mede entre 95-100cm. A cabeça é larga, orelhas curtas e de pelagem pêlo de rato.
-
Ogaden
Mais uma raça da Etiopia, mede 103cm, considerado alto com ossos pesados.
-
Sennar
Mais uma raça da Etiopia, mede 100-114cm, é largo e com uma melhor comformação corporal que os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário