Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Raças de Jumentos – Parte 3

Mais algumas raças de jumentos para vocês conhecerem… 

  • Encartaciones

    image_thumb11112

O jumento Encartaciones é o menor dos jumentos ibéricos, com machos pesando entre 170  kg e 210 kg e as fêmeas  140–190 kg, não são muito mais altos do que 120 cm. É uma raça recente e de origem no país Basco, e encontrado somente nesta área, na parte ocidental de Biscaia e zonas limítrofes, até o noroeste de Álava.

image_thumb21112

 

A pelagem é castanha, com o tradicional degradé de cores ao redor do focinho, dos olhos, nas axilas e na barriga.  As orelhas são pequenas em comparação a outras raças.

Pelo censo atual existem cerca de 100 reprodutores da raça.

È controlada pela  Asociación para la Defensa del Asno de las Encartaciones (ADEBUEN), criada em 1996 e domiciliada em Garai (Biscaia). Exite um projeto para criação de uma reserva para esta raça em Gordexola (Biscaia).

 

  • Majorero

image_thumb1312

É uma raça recente, presente nas Ilhas Canarias .

Nos ultimos anos houve incentivos para a criação destes animais. Por se alimentarem de plantas indesejavéis ajudam a manter os bosques limpos, o que reduz o risco de incêndios florestais.

Originalmente vem do Noroeste Africano e se adaptaram as Ilhas Canárias por sua adaptabilidade a solos vulcânicos. São jumentos pequenos, medindo em média  1,10m e com peso médio de 100-150kg. Sua pelagem é acinzentada (clara ou escura). São animais rústicos e sóbrios, de vida longa. Em 1999 sua população contava com 350 animais. A maioria está na ilha de Fuerteventura.

 

  • Mallorquina

    image_thumb1412

É uma raça recente, presente nas Ilhas Baleares .

Descende do Jumento Catalão, que se modificou ao longo dos anos por causa do efeito de insularidade, e das caracteristicas geográficas e ambientais das ilhas. Em 1995 só foram registrados quatro fêmeas e dois machos. Existem outros jumentos nas ilhas Baleares que descendem das raças africanas ou da andaluza, mas o autêntico jumento Balear chegou ao ponto de quase desaparecer, estivemos perto de contemplar esses animais somente em enciclopédias de história. Felizmente em 2002, foi criado o Livro Genealógico do Jumento da Raça Mallorquina, um passo importantíssimo para a recuperação e consolidação da criação desses animais. Atualmente estão inscritos cerca de  150 animais no livro, um feito que traz esperança para a raça, que deve seguir aumentando.

Mede entre 1,40 e 1,50 metros, um pouco menor que o Catalão.

image_thumb123

 

  • Fariñeiro

    image_thumb14

Os jumentos farinheiros galegos são, em geral, pequenos, com suas medidas variando de 60 cm á 1,10 m.  O seu peso oscila bastante: entre 150 kg. e 200 kg. As fêmeas são um pouco menores.

 

Tem a cabeça grande (maior do que a dos cavalos), mas não tão grande quanto a do Jumento Catalão. As orelhas são grandes e escuras, os olhos estão mais para quadrados  que para rasgados. Os membros são delgados, com cascos pequenos, altos e compridos lateralmente. O peito é estreito, a espalda afinada e o ventre grande. O rabo é largo e delgado, normalmente com uma mecha de cabelo no estremo do rabo.

image_thumb15

A pelagem é geralmente negra e branca. O focinho, o contorno dos olhos, a parte de baixo do pescoço e a parte de baixo do ventre e as axilas são brancas. A pelagem é curta e suave, tem mais pelo na cabeça, mas sem dar a impressão de ser peludo como o Zamorano-Leonés.

 

Também existem aqueles de pelagem acinzentada. Que se deve mais a mistura com outras raças.

image_thumb211

Na foto abaixo podem ver um Jumento Fariñeiro esperando a farinha e os farelos do seu dono num moinho.

image_thumb16 

É um animal obstinado, as vezes até demais, um trabalhador incansável, dócil sofrido e inteligente. Indispensável para transportar o que lhe colocam no lombo por terrenos de difícil acesso. è um especialista em locais perigosos como a beira de rios, montanhas e outros. Quando se visita os muinhos de Vilameá (Lobios-Ourense), que sem dúvida são maravilhosos, é fácil perceber  a importância que o Jumento Fariñeiro teve na Galícia.

image_thumb311

Tem uma boa vista e um ouvido a toda prova, não é tão bom com o tato e o olfato.

image_thumb111

Na Galicia o envelhecimento da população rural, junto com a progressiva mecanização da sociedade, fez com que a população de jumentos sofesse uma queda incrível nos últimos anos, passando de 26.000 nos anos oitenta a 7.000 atualmente, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Córdoba. Fontes galegas afirmam que nos finais dos anos 90 havia mais de 12.000 jumentos na Galícia. Os jumentos Fariñeiros concentram-se principalmente na Galícia, em cidades como Ferrolterra, Corón (entre Vilagarcia e Cambados) e em Tui (Baixo Miño). Dizem que essa é a comunidade com mais jumentos da Espanha.

 

Na Espanha hoje como um todo existem cerca de  60.000 jumentos, à 10 anos haviam 1.500.000. Muitos jumentos passaram por matadouros, foram vendidos para fora, enviados a zoológicos, ou foram abandonados, o que é uma pena…

 

Mas há esperança, desde 2006 existe um grande movimento em favor do jumento. Já existem muitos grupos que apoiam os jumentos, e estão trabalhando para que as raças atuais não desapareçam.

image_thumb21

Nenhum comentário:

Postar um comentário