A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, vêm obtendo, dentro de um projeto inédito no âmbito de universidades públicas do país, o chamado superburro, resultado do cruzamento entre o jumento Pêga e éguas da raça Bretã. Os superburros são muares mais pesados, dotados de mais força para tração de carroças com cargas mais pesadas.
Os puperburros, segundo os pesquisadores, são capazes de tracionar uma carga igual a 15% de seu peso vivo, durante uma jornada diária de cinco horas de trabalho. Comparado com outros equinos, os muares têm tendência a uma maior recuperação de peso e menor consumo de água após uma jornada de trabalho de quatro horas.
Os muares são animais de tração, rústicos e resistentes a terrenos acidentados e temperaturas altas. Resultam do cruzamento de jumentos e jumentas com cavalos e éguas de diversas raças, gerando burros e mulas. Entre essas raças está a Bretã, originária da França, que apresenta machos de grande porte, com aptidão para trabalhos pesados.
Fonte: Revista Animal Businnes Brasil n 7, 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário