Jumentos, zebras e muares, todos diferem um pouco da conformação dos cavalos. A diferença mais notável é, naturalmente, as orelhas. Orelhas de jumentos são muito maiores em proporção ao seu tamanho do que a de um cavalo. O pescoço é caracteristicamente mais reto nos jumentos, e a maioria dos jumentos e todas as zebras não têm uma cernelha verdadeira. A garupa tem uma forma diferente no jumento e nos seus híbridos, sem a curva dupla musculosa da coxa. O dorso é mais éreto, devido à falta de cernelha. Costas com ondulações ou tortos são uma falha de conformação, com exceção de animais velhos ou jumentas que produziram muitos filhotes, e não devido a fatores genéticos.
A crina e a cauda no jumento são grosseiras. A juba é ereta, raramente, pende para o lado e a cauda é mais como a de uma vaca, coberta com pêlos curtos na maior parte do seu comprimento, e terminando em um tufo de cabêlos mais compridos. Os jumentos não tem um franjas de verdade, embora, por vezes, a crina cresce o suficiente para baixo entre as orelhas em direção aos olhos. Como a juba é dura e às vezes esvoaçante, muitos jumentos, especialmente os de exposição, tem suas crinas cortadas curtas ou raspada perto do pescoço.
O formato do casco varia também, cascos de jumentos são menores e mais arredondados, com quartelas mais retas. As pernas devem ter boa ossatura, mas muitos jumentos de raças comuns podem parecer ter pernas longas e finas, com os pés minúsculos. Jumentos maiores, como o Poitou ou o Andaluz, podem parecer o oposto, com pernas enormes, pesadas e peludas e patas grandes e redondas. Boas pernas e patas são essenciais para a reprodução de muares, pois um bom pé é muito preferível a um grande corpo sobre as pernas finas e pés minúsculos.
Fonte: International Museum of the Horse
Nenhum comentário:
Postar um comentário