Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Impacto da Cólica: Fatores de Risco em Jumentos

 

Enquanto algumas das diferenças entre jumentos e seus primos os cavalos  são óbvias, outros necessitam de uma pequena pesquisa para se descobrir. Pesquisadores veterinários da Universidade de Liverpool, Reino Unido, realizaram uma análise retrospectiva sobre a taxa e a epidemiologia do impacto causado pela cólica em 4.569 jumentos para investigar fatores de risco específicos para a espécie.

"Embora pesquisas tenham identificado fatores de risco para cólica em eqüinos, pouco é conhecido sobre a incidência da doença, ou fatores de risco específicos em jumentos que diferem em muitos aspectos dos outros eqüídeos, em por exemplo, fisiologia, comportamento e gestão", disse a pesquisadora Ruth Cox, BSc, MSc, PhD.

Os pesquisadores examinaram registros de jumentos, que foram catalogados em um banco de dados por mais de cinco anos e que incluiam 807 episódios de cólicas em 694 jumentos. O risco de mortalidade nesta população foi elevada, com 412 animais sacrificados ou morrendo por causa da cólica.

Os jumentos estavam aos cuidados e custódia do The Donkey Sanctuary, uma instituição de caridade no sudoeste do Reino Unido que passou a abrigar mais de 12.000 indesejados, jumentos resgatado, ou doentes desde 1969.

Alguns dos fatores de risco comuns entre este estudo e estudos anteriores com cavalos inclui idade (jumentos nesta população tinham uma idade média de 25,2), alimentação extra de concentrados, e episódios de cólica anterior. Animais com doenças dentárias pre-dispostos à obstrução intestinal, e um padrão sazonal, com aumento dos casos no outono também foi documentada.

Os pesquisadores descobriram problemas músculo-esqueléticos também podem ser correlacionados com um maior risco para cólica em jumentos. Esta ligação é raramente mencionado na literatura científica, e os pesquisadores observaram que poderia ser causado pela dificuldade que os animais afetados têm ao acesso à água e pasto consistente, ou outras mudanças abruptas de sua gestão, tais como ser colocado em repouso na baia. Os pesquisadores continuam a investigar esta ligação.

Os episódios de cólica registrados duraram mais tempo em jumentos, com a duração média relatada de 5,2 dias, enquanto um episódio em um cavalo raramente ultrapassa 12 horas. Os pesquisadores observaram que também pode ser mais difícil de diagnosticar cólicas em jumentos do que em cavalos. Como jumentos mostram poucos sinais evidentes de dor abdominal, a impactação pode não ser identificada até que o animal esteja em fase terminal.

"Esperamos que isso nos dê uma visão mais profunda e compreensão dos riscos na população de jumentos", Cox disse. "No longo prazo, esperamos que as estratégias de intervenção possam ser introduzidos no Santuário para reduzir a incidência da doença."

O estudo, que foi financiado pelo Donkey Sanctuary, foi publicado em BMC Veterinary Research em Fevereiro, 2007. Os pesquisadores incluiam Cox, Christopher J. Proudman MA, Vet MB, PhD, Cert EO, FRCVS, Andrew F. Trawford BVSc, MSc, MRCVS, Faith Burden BSc PhD, e Gina L. Pinchbeck BVSc, CertES, PhD, DipECVPH, MRCVS.

Por Erin Ryder, The Horse

2 comentários:

  1. gostaria que esse blog tivesse vendas de jumentos pega achei todos bonitos

    ResponderExcluir
  2. Já existem diversos sites para venda de animais, inclusive os sites dos próprios criadores, como o nosso: www.fazendasnoca.com.br

    Esse blog foi criado para fornecer informações sobre jumentos e muares pois existe pouca informação disponível para quem precisa.

    ResponderExcluir