Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Finalmente um guia de veterinário para proprietários de jumentos!

image

"Donkeys - Miniature, Standard, Mammoth: A Veterinary Guide for Owners and Breeders" por Stephen R. Purdy, DVM, compreende um pacote de medidas de saúde para jumentos.


Este livro de 160 páginas, ilustrado com gráficos e fotografias coloridas, é uma referência útil para os proprietários de jumentos e também deve estar nas prateleiras de veterinários que tratam destes animais. Algumas informações, como doses de drogas e o uso de radiografia e ultra-sonografias, é claramente de uso exclusivamente veterinário.

Nos meus 30 anos de experiência com jumentos, eu observei que a maioria dos veterinários aplica as práticas da medicina do cavalo no tratamento destes animais. No entanto, enquanto os jumentos são eqüinos, Purdy  documentou algumas diferenças genéticas, anatômicas e médicas próprias que veterinários e proprietários devem considerar. Ele também observa que os jumentos podem metabolizar algumas drogas de forma diferente dos cavalos.


Purdy abre com terminologia e uma visão geral e história dos jumentos nos EUA e no resto do mundo. Embora observando que a maioria dos jumentos nos Estados Unidos são agora animais de estimação, o autor faz questão de citar a importância de jumentos para as famílias e as economias dos países do Terceiro Mundo. Purdy cita que existem 90 milhões jumentos de trabalho (outras estimativas colocam o número em torno de 44 milhões) em países não-industrializados.


Um capítulo inteiro é dedicado às necessidades nutricionais dos jumentos, que através da evolução desenvolveram um metabolismo mais eficiente do que o dos cavalos. Por esta razão, jumentos ocioso em geral, tendem a ficar com sobrepeso ou obesidade quando alimentados com forragens de qualidade muito alta e ração. Uma boa adição para futuras edições deste livro seria uma seção sobre como alimentar corretamente jumentos trabalhadores para melhorar o desempenho.


O autor dedica considerável atenção à saúde do rebanho, parasitas e doenças. Um aspecto refrescante é a recomendação de que proprietários de jumentos usem práticas de boa gestão, o teste seletivo e desparasitação, em vez de tratamento por atacado com anti-parasitas, que podem levar a parasitas resistentes a droga. Purdy também detalha os sistemas digestivo e músculo-esqueléticas, e as diferenças nesses entre jumentos e cavalos.


Quase um terço do livro é dedicada à reprodução, inseminação artificial, a gravidez e o parto. Apesar dessa informação ser muito importante para os criadores e veterinários, os proprietários de jumentos muitos vão achar este material útil apenas como de interesse geral ou informação de base.

Um ponto de saúde reprodutiva que afeta um grande número de proprietários de jumentos é a castração. Jumentos inteiros podem ser agressivos e imprevisíveis. A menos que você pretenda usar o seu jumento como garanhão em um programa de melhoramento, ou tem algum outro motivo específico para mantê-lo inteiro, é aconselhável castra-lo. Este livro detalha o procedimento.


Além disso, Purdy notas algo importante sobre a castração que eu aprendi com a experiência, juntamente com o meu veterinário - é o melhor para o veterinário fazer a ligadura do cordão vascular com uma sutura em vez de usar um emasculador, como é normal quando castram um cavalo. Jumentos têm maiores vasos sanguíneos escrotal do que os cavalos e são mais propensas a sangramento excessivo após a castração. Este ponto não pode ser expressado suficientemente, eu já tive dois jumentos que sangraram excessivamente após a castração, e um amigo, na perdeu um jumento, devido à perda de sangue após a castração.


Este ponto sobre a castração ilustra o valor deste livro como uma fonte de recursos específicos para a saúde e cuidados veterinários dos jumentos. Dr. Purdy nos deu algo que está faltando no mundo dos amantes de jumentos- um bom guia para os proprietários e médicos veterinários para cuidar destes animais maravilhosos e em muitos casos, trabalhadores.

Por  Hal Walter

Fonte: The Horse

Nenhum comentário:

Postar um comentário