Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 10 de julho de 2011

Um veterinário sugere: Considere a mula

 

Robusto, com uma disposição para trilhas e pisadas firmes em terrenos perigosos fazem do muar uma atraente montaria para cavaleiros do campo.


O local é o Bishop, na Califórnia. Memorial Day weekend 1977. A celebração de três dias, é exclusivamente para mulas, e está em pleno andamento. Sol quente e céu azul abençoam esta cidade na costa leste da Sierra Nevada. Imediatamente a oeste aparecem picos cobertos de neve, a arquibancada está cheia de criadores de muares, cavaleiros curiosos e turistas. Durante todo o dia, e parte da noite, eles assistem a eventos variados.


Há corridas de carroças, desfile de mulas, concurso de empacotamento, eventos de saltos, laço, condução e rédeas, aulas de trilha, aulas de condução, e muitos outros eventos de rodeio. Todos limitados a mulas. Vemos mulas lidando com gado de corte, laçando bois, e concurso de empacotamento de carga em mulas selvagem. Uma grande variedade de mulas está presente, desde as miniaturas até as mulas de carga que representam os parques nacionais do oeste.


Há também uma competição hilariante de zurros - realizada pelo homem; um competidor animado perde a dentadura em seu entusiasmo.


E existem corridas. Mulas correm distâncias variando de 50 jardas até um quarto de milha, e as corridas variam em tamanho de até uma milha. Na linha de chegada cinco veterinários inspecionam os vencedores.


Embora não sejam designados oficialmente para a corrida, seu fascínio é profissional. Eles olham para as mulas das corridas com sete, oito, dez anos de idade, muitas têm participado de corridas desde os dois anos.


Alguns são inscritos em vários eventos a cada dia.


Uma mula corre vários corridas curtas e uma corrida longa em um único dia, além de corridas de tambor, e uma variedade de categorias regulares. Suas pernas são limpas e saudáveis, nenhum problema pode ser visto. Não há um único joelho inchado, um único problema na canela, ou um tendão alargado. Nenhum deles está manco. Por quê? Como é que eles ficam de saudáveis?

Na busca por respostas, os veterinários - todos profissionais especializados em eqüinos, expostos diariamente a tragédia de claudicação em lindos cavalos - veja as mulas, passe a mão nas pernas fortes e pense.

Recentemente, um velho veterinário disse-me que estava pensando em se aposentar. "O que você está fazer?" Eu perguntei. "Oh," ele disse, "morar no meu rancho e talvez criar mulas".

"Por mulas?" Eu perguntei, não mencionei o meu próprio interesse nessas criaturas híbridas.

"Porque eles ficam de saudáveis." Ele explicou.


O fato de que as mulas costumam ficar saudáveis, provavelmente, explica o interesse que muitos veterinários têm nesses animais. Mas há outras qualidades que atraem cavaleiros de mulas, e não tem que ser um veterinário para apreciá-los. Que qualidades? A beleza do animal? Suas cabeças nobres? Provavelmente não. Há pouco prestígio em ser montador de mula, é preciso valorizar a mula, e ignorar as impressões da sociedade.


Meu interesse em mulas começou vários anos atrás, quando eu perguntei a ummédico equine colegas por que ele estava levantando mulas. "Bem, depois de termontado uma pista de mulas alguns bons, você preferiria que eles cavalos."

Eu zombei: "Qual é!"


Meu amigo pareceu magoado. "Ok", ele disse. "Eu vou te emprestar uma mula boa por um ano, e você verá o que acontece."


Algumas semanas mais tarde, ele entregou um burro castrado de 27 anos de idade chamado Jerry na minha casa.

Ao longo dos anos eu tive um pouco de experiência com mulas. Eu carreguei sal em uma mula num verão, quando eu estava fazendo serviços em uma fazenda. Ela era uma criatura cinza perversa, e constantemente levou os cavalos para pontos mais baixos na cerca do pasto e passando por guardas de gado. Mais tarde, como um veterinário, tratei uma dúzia de mulas, geralmente antecipando grande dificuldade, mas normalmente era agradavelmente surpreendido em como me dava bem com eles.


Jerry me ensinou sobre mulas. Ele me levou até paredes íngremes do desfiladeiro. Ele me ensinou a respeitar a sua decisão. Eu aprendi que se ele se recusou a atravessar um riacho em um determinado ponto, era porque ele tinha visto um lugar mais raso adiante. Se ele se recusou a deslizar por um declive, era porque ele tinha observado uma trilha mais fácil alguns metros à frente. Testei todos os mitos que eu tinha ouvido falar sobre muares com o Jerry e aprendi que não eram mitos. Depois de uma cavalgada de 20 milhas em um dia de verão, ele se recusou a beber água durante quatro horas - ao contrário de um cavalo, um muar superaquecido geralmente não ésofre de laminite por beber água demais....


Aos 27 anos de idade, Jerry ficava gordo com um mínimo de boa alimentação. Ele nunca fica excitado. Suas patas nunca precisavam de ferradura, pelo menos não para a equitação eu estava fazendo. Mais notável ainda, é que depois de uma vida cheia de corridas, puxando carroças, ajudando na criação de gado, laçando gado no curral, e incontáveis ​​milhas na trilha, ele ainda estava absolutamente saudável. Ele cobriu as distâncias em um pequeno passo bom e nunca vacilou.

Finalmente, eu o levei em um passeio de trilha; 65 cavaleiros se reuniram em uma manhã de sábado. Sessenta e dois foram em cavalos que representam quase todas as raças. Três de nós foram montados em muares. Estava quente, e o nosso destino era um pico de montanha, subidas por todo o caminho. Começamos com a maioria dos cavalos excitados e os três muares (uma mula de dois anos, uma mula de três anos e o velho Jerry) placidamente no final do grupo. Várias horas depois, os três muares estavam na frente do grupo, ainda pacientemente andando, suando apenas atrás de suas orelhas longas, que se moviam numa cadência rítmica com suas patas. Atrás de nós estavam  62 cavalos cansados, com o suor escorrendo de seus corpos num fluxo constante.


Isso foi o suficiente. Meu cavalo estava agora confinado a pista de equitação, sozinho ou com um grupo. Eu tinha que ter alguns muares, e decidi fazer os meus próprios animais. Eu comecei colocando a égua da minha esposa com um jumento.

Meu projeto atual foi recebido com algum desdém, particularmente de alguns dos meus clientes que possuem bons puro-sangues. O desprezo deles não pode ser baseado em mal desempenho de mulas no passado. Afinal, o recorde de salto alto já foi definido por um muar do Exército dos EUA, e também foi um muar que venceu a corrida Bicentennial crosscountry.

Talvez seja somente o fato de mulas, apesar de suas qualidades desejáveis​​, sofrem de uma forma de discriminação cega.


Mulas são, naturalmente, uma criatura híbrida, a prole estéril de uma égua e um jumento. Creio que muito da inteligência da mula pode ser explicada em virtude das caracteristicas do jumento.


Por exemplo, quando os cavalos ficam assustados geralmente entram em pânico e fogem cegamente, muitas vezes ferindo-se no processo. Um muar com medo, por outro lado, geralmente vai avaliar a situação e evitar ferir a si mesmo. Na primeira vez que um cavalo se embaraçar em arame farpado, ele normalmente irá lutar contra os fios e pode causar graves lesões. Em contraste, uma mula enredado em fios geralmente aguardará ajuda em silêncio. Por que essa diferença?

O cavalo evoluiu nas planícies abertas. Quando assustado, o seu melhor método de sobrevivência era uma corrida desenfreada. O jumento, por outro lado, aprendeu a sobreviver em terreno rochoso e acidentado. Fuga precipitada lá, quando assustado, teria significado a morte ou ferimentos graves, por isso o jumento selvagem aprendeu a primeiro julgar a situação e depois reagir. Em cada caso, a natureza equipou a espécie para responder da melhor forma para garantir a sobrevivência.

Cavalos e jumentos têm uma contagem diferente de cromossomos, e o muar é um híbrido genético verdadeiro, e não apenas uma espécie de cavalo de orelhas compridas. Os passeios eqüinos somente de resistência que proíbem a entrada de muares são, portanto, biologicamente justificado em sua decisão. A mula é só metade cavalo.

A hibridização não só explica a julgamento e capacidade de tomar decisões da mula, mas também é responsável por sua força e incrível resistência. O vigor híbrido é uma característica reconhecida, e os exemplos são abundantes, tanto na fauna quanto na flora.

Como cavaleiro, sou atraído pelos muares por sua resistência, sua suavidade de marcha, sua calma sua versatilidade e sua facilidade de manutenção. Como veterinário, eu sou fascinado pela resistência dos muares com relção a doenças, sua longevidade, e sua tendência à solidez.

Acima de tudo, como um cientista amador de comportamento animal, estou intrigado com a personalidade do animal. Ele não responde cegamente ao treinamento, ele toma suas próprias decisões. Dizem que o muar é um ser implacável, e se abusado acabará por acertar as contas com a pessoa que o feriu. É um dito comum quando se trata de treinamento."Mulas separam os homens dos meninos." Técnicas brutas e rápidaa, que muitas vezes são usadas em cavalos não vão sempre funcionar em mulas. Eu gosto disso. Se os muares nos forçarem a usar horsemanship, ser mais pacientes e científicos, então eu sou todo a favor eles. Física e psicologicamente, o que podemos aprender com mulas, espero, irá benefíciar os cavalos...

 

Fonte: A Vet Suggests: Reconsider the Mule, por Robert M. Miller, D.V.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário