Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seminário “Pérolas de Sabedoria”– Parte 1

image

A Dra. Suzy Burnham de Graham Texas viajou para Olds no estado de Alberta no Canada de 23 à 25 de Abril de 1999, para fazer um seminário chamado Pérolas de Sabedoria. As sessões de sexta-feira foram especificamente para os veterinários e ferradores. Veja a seguir algumas das coisas que eu anotei das sessões de sábado e domingo.

A Dra. Suzy é uma oradora tão energética, informativa, envolvente e entusiasmada,  que faz com que todos sintam que ela uma amiga e parceira neste amor pelos longears (orelhas grandes, como os americanos tendem a se referir ao jumento). A Dra. Suzy passou muito tempo demonstrando como coçar e massagear seu animal, da cabeça aos pés e todos os lugares entre eles. Ela aconselha o uso de luvas de modo a penetrar profundamente na pele e dar uma esfregada completa. Jumentos gostam de rolar no chão, o que faz com que acumulem muita terra na sua pele.

Ela até limpou aquelas orelhas magnificas com gaze e álcool. Jumentos gostam de ter suas orelhas coçadas e você pode ir o mais profundamente possível, sem se preocupar em prejudicá-los.

Um jumento selvagem, ao contrário de um cavalo, é melhor domado da extremidade traseira para a frente! Comece esfregando em torno da cabeça da cauda e fique amigo da sua parte trazeira primeiro! Esfregue profundamente! (Muares podem ser tratados da mesma forma). Jumentos são animais rústicos! Testes já foram feitos em jumentos que passaram 48 horas sem água e eles podem se reidratar em apenas 15 minutos.


Jumentos podem parecer bem, ter bons exames de sangue e ainda assim estar com problemas graves. A cólica neles muitas vezes não se mostrará através do animal rolando ou outro sinal de mal estar como o cavalo. Eles toleram a dor tão bem que às vezes os sinais da doença são tão leves que estão além da salvação no momento em que é percebemos que estão doentes.

Quando os jumentos estão realmente com medo eles vão ficar absolutamente imóveis e enfrentar o perigo, muares também. Instinto do jumento é parar, e não correr.

Um teste feito com jumentos em miniatura com 54 meses mostrou que nessa idade os joelhos não estão fechados ainda, eles amadurecem muito lentamente, em comparação com os cavalos. Portanto, não ande no jumento ou no muar até que tenham cerca de 4 anos de idade. Eles ser montados antes disso, mas lembre-se que eles amadurecem mais lentamente e não force seus animais até que eles sejam física e mentalmente capaz de lidar com isso.


Jumentos Mammoth podem crescer entre 2-3 polegadas entre 5-7 anos de idade. Jumentos Mammoth e miniaturas não vivem tanto tempo quanto jumentos padrões, que podem viver até 40 anos.

Os cascos dos jumentos precisam ser mantidos secos! Isto vem de sua ascendência no deserto. Quando perdem a cobertura protetora, devido a umidade, a sua parede do casco irá desmoronar e ficar mal. Se necessário um jumento pode andar sobre a sua sola, o que causaria uma dor extrema a um cavalo.


O casco dos jumentos é reto, de 5 a 7 graus mais íngreme do que o de um cavalo. Verifique se o seu ferrador está ciente dessa diferença... Jumentos precisam ter dedos curtos.

Jumentos em geral são superalimentados! Eles não precisam de aveia ou de alfafa, na verdade pode fazer mal a eles ter uma dieta muito rica. Eles não são capazes de tolerar alimentos ricos. Alimentos ricos só no caso deles estarem sendo trabalhados de forma dura. O sistema digestivo do jumento é muito mais eficiente do que o do cavalo e pode muito mais nutrientes das coisas que come.


Se você tiver superalimentando o seu jumento diminua lentamente e se você se deparar com um jumento faminto, também é sábio aumentar sua alimentação lentamente. O Jumento irá armazenar o excesso de gordura em suas costas ou no pescoço e não vai desaparecer, porque a gordura se infiltra no tecido cicatricial e não poderá ser removida com diminuição da alimentação. Jumentos também podem ter laminite (inflamação dos cascos) se forem superalimentados, ou se a alimentação for muito rica. Alimente por necessidade. Verifique se eles têm minerais, sal, e água fresca. Jumentos não gostam de água suja!

Jumentos também precisam de cuidados com os dentes. Como um cavalo, a mandíbula do jumento, apesar de mais pesada e mais ampla do que a de um cavalo, tem a parte superior da mandíbula mais estreita que a inferior, assim também tem pontos afiados nos molares que precisam ser atendidos. Você não verá um jumento derramando grãos na mastigação como veria de um cavalo que precisa de atenção dental! Seu jumento pode precisar de atenção dentárioa quando tiver apenas alguns anos e, certamente, se isso não for feito até os 6 ou 7 anos, já passou do tempo!

Desparasitação é necessária e deve ser feita a cada dois meses se os animais estão em confinamento. No Texas, os animais estão criando imunidade a Ivermectina, então Dra. Suzy recomenda que você modifique vermífugos anualmente. Ivermectina ainda funciona para alguns vermes, mas cada vez mais está ficando claro que não está controlando vários outros.
Houve jumentos que testaram positivo para Coggins e quando testados seis meses depois derão negativos. A Dra. Suzy recomenda que se você tiver um jumento que o teste positivo, espere e reteste antes de condená-lo. Isso tem a ver com o fato de que algo em suas células do sangue testem diferentes das de um cavalo.

Uma das coisas mais difíceis de ensinar a um jumento é a andar ao seu lado. Na verdade, pode ser muito mais fácil de montá-los! Pode ser preciso duas pessoas para ensina-los a andar ao seu lado, um à frente e um atrás. Mantenha a tensão na corda da ligação até ele dar um passo à frente, e recompense imediatamente, liberando a corda, leve um passo de cada vez. A pessoa por trás pode instiga-lo com uma vassoura em seus calcanhares, use ruído ou uma batida constante. Não bata neles. Se você atingi-los, eles vão perceber que você não pode prejudicá-los muito e vão ficar paradoa e suportar seu tormento. Não bata nele por ser cauteloso. Isto é o que os mantém vivos no deserto. Eles estão sendo inteligente não ... teimosos! Eles podem ser treinados para conduzir bem, mas você deve ser paciente com eles e não tentar ensiná-los através da dor!

 

Por Marlene Malcher
www.mammothmules.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário