Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

Seminario “Pérolas de Sabedoria”– Parte 2

 

Castração em jumentos ou burros é diferente pois eles têm vasos sanguíneos extras, e a Dra. Suzy diz que apenas um corte não é adequado. Ela sempre faz uma sutura em oito e garante que segure. Burros devem ser castrados entre seis e nove meses, caso contrário eles podem se tornar difíceis de lidar. A Dra. Suzy defende,"Anestesia com amnésia", em outras palavras, sempre dope um jumento ou burro para a castração, burros especialmente não perdoam dor. Já foi dito que Muares são suscetíveis ao tétano, porém esto tem sido principalmente porque muitos foram castrados com uma faca cega e suja, em currais sujos, sem vacinação ou penicilina, e por isso pegaram tétano e morreram, ou sangraram até a morte.

Certifique-se de manter os animais sempre em dia com a vacinação necessária ​​para a sua área. O tétano é sempre essencial!


A Dra. Suzy sobre Muares: Infelizmente, é muito difícil fazer pesquisas sobre mulas porque existem muitas diferenças de animal para animal, até os mesmos pais podem produzir descendentes diferentes, tornando-os criaturas difíceis de estudar. Setenta por cento dos muares-nascidos são mulas! E sim, tem havido casos muito raros em que uma mula concebeu e deu à luz a filhos. Jumentos têm 62 cromossomos, os cavalos têm 64 e "as mulas acabam com 63, por isso é quase impossível que isso aconteça, mas você sabe o que eles dizem sobre as coisas que são impossíveis!


Não importa se você está criando uma jumenta ou uma égua, não coloque ela para cruzar até que ele tenha pelo menos de três anos de idade. Se você colocar para cruzar com dois anos você está privando o animal de seu próprio crescimento.


Imprinting é uma obrigação em livros da Dra. Suzy, especialmente para um muar. Quando o filhote nasce você deve começar a colocar suas mãos sobre ele e habituá-lo a coisas como ter seus pés tratados, orelhas e outros lugares do corpo tocados, tosados, etc. Habituar significa repetir os estímulos suficientemente para que ele passe a não incomodar mais o filhote. Uma vez que ele não resista mais, deve-se repetir os estímulos pelo menos sete vezes mais! Eles devem superar a sua resistência até o ponto onde eles mantenham a calma, e aceitem a pressão. Isto é de extrema importância e vai reduzir o estresse com o tratamento à medida que crescem.

Quando uma mula pega um mau hábito é difícil de quebra-lo, por isso não deixe que isso aconteça. Para treinar um muar ele deve pensar que foi idéia dele. Colocar a pressão sobre ele e esperar, não grite, não utilize um chicote e não seja duro ... é só esperar, esperar a resposta correta. Ele vai encontrar o caminho e achar que foi idéia dele. Dê-lhe um problema, digamos tirar o pé da frente dele, então, seja o seu salvador e dê de volta para ele. Assumir o trabalho como "salva-vidas".Certifique-se de cada vez que ele está em uma situação, ou em um problema "você salve a sua vida".

Quando for amarrar uma mula, certifique-se que tem um equipamento bom e forte que não vai quebrar. Amarre-o a uma árvore "com raízes profundas". Geralmente uma mula vai puxar uma vez, depois duas vezes, e depois vai ficar parada. Ela percebe que está presa. Imediatamente solte o animal… é a  recompensa ... você salvou ele! É tudo um jogo psicológico com a mula. A mula tem de se relacionar com você. Muares jovens ficam entediados com tanta rapidez que você tem que ficar mudando coisa para eles, mesmo que seja apenas organizar os cones de uma maneira diferente. Suas mentes precisam ser entretidas, como eles estão sempre pensando. Mulas amam rotina, mas por causa disso, eles podem não trabalhar bem se a sua rotina não é respeitado, por isso é importante variar as suas atividades e não deixá-los entrar em uma rotina. Não faça tudo igual todos os dias, mantenha as coisas interessantes e ensine-os a aceitar a variedade.

Mulas amam cavalos por isso formam vínculos com eles de forma rápida. É por isso que nunca precisa se preocupar onde estão suas mulas quando  têm uma égua lider. Você terá que planejar com antecedência para que você seja capaz de leva-lo para longe dos seus amigos cavalos.


Se você estiver em uma trilha com um muar e você se deparar com algo que vai comê-los, deixe-o parar e enfrentar o perigo. Não puna por medo, mas incentive-o falando com ele ou cantando, e expire o fôlego. Vai incentivá-los a dar um passo ou dois à frente, até que eles percebam que seu bicho-papão não vai lhe fazer mal.

Movimento de cauda é frequentemente visto em muares e a Dra. Suzy considera que deve ser tolerado até um certo grau. Ela não penaliza um muar por movimentar a cauda em uma aula quando eles estão sendo obedientes em tudo o mais. Muares parecem gostar de ter sempre a última palavra!

Uma muar nervoso precisa ser treinado para abaixar a cabeça e olhar nos seus olhos. Ele deve "se ligar" com você. Eles precisam aprender a se relacionar com você e olhar para você, caso contrário você terá um muar que irá trabalhar para você, mas só irá tolerar você e não terá desejo de estar com você.


Mulas respondem bem à música. Se você precisar fazer algum trabalho na arena, coloque uma música empolgante e você vai descobrir que a sua mula vai manter o ritmo. A Dra.Suzy, como muitos de nós, admitiu cantar para suas mulas e você sabe, eles gostam! A Dra. Suzy diz que não há nada melhor do que uma boa mula e ela já vendeu seus cavalos e está comprometida com sua mula, Ramona.


Jumentos e muares, com seus espíritos desafiadores e livre-pensamento, são tão divertidos de se trabalhar, a Dra. Suzy não pode pensar em nada melhor!

Por Marlene Malcher
www.mammothmules.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário