Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Teimoso???

 

Vamos usar a nossa inteligência com sabedoria.
Caso contrário, como seriamos superiores aos animais?
O 14 º Dalai Lama


Se você for como eu, você gosta de ver o mais fraco ganhar sobre o mais forte. Da Revolução Americana até a vitória da equipe de hóquei americana sobre a URSS nos Jogos Olímpicos de 1980, admiramos aqueles que enfrentam probabilidades esmagadora e perseveram. Eles são inabaláveis na sua determinação e se recusam a ser empurrado. Eles têm coragem.

Enquanto jumentos não lutam em guerras ou jogam hóquei, eles sabem alguma coisa sobre luta. É preciso uma incrível força de caráter para sobreviver em ambientes de deserto inóspito. Jumentoss não só fazem isso,  como fazem bem melhor que qualquer outro animal no planeta.


As pessoas tendem a admirar determinação em outros seres humanos, mas não em jumentos. Quando jumentos mostram a tenacidade que os mantinham vivos na natureza, as pessoas chamam de teimosia. Se você pensar bem, ser "teimoso" nem sempre é uma coisa ruim. Por exemplo, se uma pessoa ameaçar jogá-lo de uma janela, você luta por sua vida ou você pularia para sua morte por medo de ser atingido?

Já posso ouvir alguém argumenta: "Este exemplo é comparar maçãs e laranjas! Lutar pela vida sempre mostra a força das pessoas, mas um jumento recusando-se a caminhar é apenas teimosia pura e  simples. Como você pode fazer esta comparação? "


Devemos lembrar que jumentos evoluiram em ambientes extremamente perigosos. Seus sentidos são muito mais aguçados do que os nossos e estão sempre em alerta para o perigo. Eles ouvem, cheiram e vem coisas que nós não e, mais importante, eles interpretam esse sinais como jumentos, e não como seres humanos. Podemos saber que uma situação é perfeitamente segura, mas essa mesma situação pode aparecer perigosa para eles. E quando apresentado com uma situação perigosa, o jumento vai avaliar a situação cuidadosamente antes de decidir o próximo passo. Um jumento nunca vai se ferir intencionalmente ou fugir cegamente quando tiver medo. E eles não vão, sob quaisquer circunstâncias, deixar-se intimidar a fazer algo com o qual não se sintam confortáveis.

A crença de que jumentos são teimosos intencionalmente apenas para enfurecer seus donos é ridícula. Afinal, por que qualquer animal iria se submeter a abusos apenas para ser obstinado? Esse tipo de teimosia só é encontrada em seres humanos, embora tenhamos o mau hábito de projetar-lo para outros animais. Jumentos se comportam da forma como fazem porque foi assim que se mantiveram vivos durante milhares de anos. Por causa disso eles merecem nossa paciência, para não mencionar o nosso respeito.

Fonte: Peaceful Valley Donkey Rescue

Nenhum comentário:

Postar um comentário