O assassino mundial # 1 de jumentos são os parasitas. Parasitas podem ser internos ou externos e vêm em centenas de formas. Jumentos podem contrair parasitas e sua larva através do contato com ração, sujeira, pássaros, esquilos e uma série de outras fontes. Todos os animais são suscetíveis a parasitas e é de responsabilidade do proprietário manter um programa parasita adequado.
O método mais comum para a prevenção de parasitas é a utilização de um agente de desparasitação disponíveis na maioria das lojas rurais. Os produtos utilizados para desparasitação tem várias formas e a maioria é aceitável para uso em jumentos. Sempre leia e siga as instruções. Se você está inseguro sobre o programa adequado para a sua área, contacte o seu veterinário.
Aqui no Peaceful Valley, nós desparasitamos nossos jumentos a cada três meses. Jumentos são muito suscetíveis a vermes pulmonares e, por isso, devem ser tratados a cada seis meses com um remédio com base em Ivermectrin. Para garantir que estamos preparados para todos os tipos de parasitas e no caso de desenvolver uma imunidade a um produto específico, começamos a rodar os nossos produtos da seguinte forma:
Janeiro - Ivermectrin
Abril - Anthelmetic
Julho - Ivermectrin
Outubro - Strongicide
Estes tipos de produtos são distribuídos em forma de pasta e com uma seringa para ser inserida na boca do animal. A desparasitação típica é com base no peso. Use a escala de peso sobre o êmbolo para jovens, e leves.
Se você tiver adquirido recentemente um jumento velho que nunca foi vermifugado, é crucial não dar overdose deles. Comece de leve e dê metade da dose recomendada. A morte em massa de parasitas internos podem matar o jumento também.
Fonte: http://www.donkeyrescue.org/pvasc/Deworming.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário