Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Diferenças Anatomicas dos Jumentos

 

Todos nós sabemos as diferenças entre jumentos e cavalos na base do olhar. Mas as diferenças que são facilmente vistas como as orelhas, não são as únicas diferenças das quais devemos estar cientes.

Os jumentos tem uma crina em pé e curta, normalmente sem franja e uma calda parecendo uma vassoura. Jumentos não são apenas “cavalos de pobre”. Um jumento reaje totalmente diferente de um cavalo, eles vêem a vida de outro jeito, e tem necessidades nutricionais diferentes. Aqueles de nós que estão familiarizados com jumentos entendem que eles são espertos, afetuosos, um equino único, que merece respeito e apreciação.

Obviamente, alguns métodos de treinamento normalmente utilizados para cavalos não funcionarão muito bem em jumentos. Mas isso é assunto para um outro artigo. Por enquanto vamos cobrir algumas das maiores diferenças anatomicas que temos nos nossos jumentos.

Uma das maiores preocupações em relação a jumentos é a castração. Numa castração normal em cavalos, o veterinário grampeia os vasos sanguineos até que o sangramento pare. Então, ele deixa que o local da incisão fique aberto e drene. Infelizmente, jumentos parecem sangrar mais do que os cavalos, e alguns podem ser sangradores fortes. Recomenda-se que o vererinário faça uma ligadura (isto é, quando o veterinário dá um ponto no vaso sanguíneo para ajudar a parar o sangramento) em jumentos quando for castrar. Se o veterinário não tem conhecimento das diferenças dos jumentos, uma discussão franca com ele/ela antes de agendar a cirurgia deve acontecer. Há alguns lugares que você pode encontrar materiais de referência na internet que você pode imprimir cópias e dar para o seu veterinário. Ocasionalmente, veterinários não vão levar em consideração o que você disser, nosso conselho para isso é encontrar um veterinário que o faça. Tem havido muitas ocasiões em que a vida do animal ficou por um fio, para que atenção não seja dada a isso, algumas mortes foram relatadas.

Outra diferença comum é o periodo de gestação. Gestação para cavalos dura cerca de 11 meses. Para jumentos, a gestação é normalmente de cerca de 12 meses, mas qualquer coisa entre 11 ½ à 13 meses é normal. Gêmeos vivos e saudáveis também é mais cerca de 100 vezes mais comum em jumentos do que em cavalos. Mas cuidados ainda devem ser tomados, e muitos criadores que fazem ultrasom em suas jumentas preferem, ainda cedo na gestação, tirar um dos gêmeos da equação para dar maiores chances de sobrevivência a jumenta e ao outro filhote.

Jumentos também têm uma vida útil mais longa do que os cavalos, e podem viver facilmente mais de 45 anos. Cavalos tem uma média de vida de 25-30 anos.


Para encontrar a veia jugular em um jumento é um pouco mais difícil do que em um cavalo. Sangue usado para testes, tais como coggins, ou drogas que precisam ser administrados por via intravenosa, como tranqüilizantes, são geralmente através da veia jugular. O músculo que abrange esta área em jumentos é muito mais espesso, e geralmente esconde o terço médio da veia jugular. A jugular em jumentos é mais obscurecida por esta musculatura em comparação com os cavalos. A maioria dos veterinários usará o terço superior ou o terço inferior da jugular em um jumento.

O ducto nasolacrimal é encontrado em um local diferente em comparação com os cavalos. Em um jumento, o duto é encontrado no alargamento da narina. Em um cavalo, este duto é encontrado no chão da narina.


Diferenças cromossômicas são geralmente muito bem conhecidas. Um jumento tem 62 cromossomos e os cavalos têm 64. Por esta razão, quase todos os muares são estéreis, pois eles acabam com 63 cromossomos.

Em jumentos, o pélvis aponta para baixo mais verticalmente do que em cavalos. Isto é especialmente útil para saber quando um veterinário realiza um exame pélvico, ou se ocorre distocia.


Além disso, o colo do útero das jumentas é mais longo e mais estreito do que o de uma égua. Há também uma saliência grande do colo do útero para a vagina. E, dobras dorsal e ventral na passagem vaginal que pode dificultar a passagem para o colo do útero.

Jumentos, também têm algumas diferenças notáveis​​. Alguns jumentos têm tetas seu aparelho genital. Jumentos também são notadamente maiores em suas áreas reprodutivas em comparação com cavalos.


Jumentos não têm calosidades nas pernas traseiras. Eles têm ergots (esporão) em suas patas dianteiras.


Cascos de jumentos também são menores do que os cavalos, e tendem a ser mais verticais.

Uma das principais diferenças entre jumentos e cavalos é a sua laringe. Foi descoberto que pregas vocais e sáculos da laringe são diferentes dos do cavalo e é a razão para o som (zurrar) que faz um jumento. Um outro aspecto a levar em conta quando um veterinário vai colocar uma tubulação em um jumento é a passagem nasal que é muito estreita, e há também um recesso entre as aberturas das bolsas guturais. Por esta razão, ao tentar passar um tubo é melhor usar um tubo de menor diâmetro. Jumentos são conhecidos por sangramento excessivo durante este procedimento, e um tubo menor pode ajudar o problema de sangramento.


Há muitas outras diferenças entre cavalos e jumentos, como vértebras, que são demasiadamente longas e confusas para entrar neste artigo. Esteja ciente de que se o veterinário precisa dar uma anestesia na coluna, por qualquer razão, esta difere de cavalos e o veterinário devem estar cientes deste fato.


É claro, existem muitas outras diferenças além dos físicos mencionados aqui. Jumentos são conhecidos por serem estóicos, o que muitos chamam de teimoso é apenas auto-preservação. O comportamento do jumento deve ser entendido para que se possa cuidar de forma eficaz. Diferenças sutis no comportamento ou atitude pode indicar problemas graves.

It’s good to know your animals, it helps with the vet, the farrier, and anyone who may come into contact with them. If you treat a donkey like a horse, you will be disappointed with the results.

É bom conhecer os seus animais, ajuda com o veterinário, o ferrador, e qualquer um que pode entrar em contato com eles. Se você tratar um jumento como um cavalo, você vai ficar desapontado com os resultados.

Sugestão de Leitura:
The Definitive Donkey- A Textbook on the Modern Ass. Hutchins, Betsy and Paul. Hee Haw Book Service, 1999.
The Professional Handbook of the Donkey. Svendsen, Elisabeth D.. Whittet Books, 1997.

Fonte: http://longearsmall.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário