Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pelagem dos Muares

 

Os muares possuem uma grande variedade de cores, um pouco inferior à dos equinos cavalares, com algumas particularidades. As pelagens pelo de rato e ruã, faixa crucial, listra de burro e zebruras, só aparecem nos muares e asininos, sendo herança destes últimos.

Aqui no Brasil as pelagens mais comuns são pelo de rato, castanha, ruã, baia, alazã, preta, lobuna, branca, persa, apalusa e pampa, com todas as suas variedades. A pelagem ruça em muares era frequente até a primeira metáde do século XX, daí pra cá tem se tornado rara, devido a ausência quase total de asininos reprodutores de pelagem clara.

A cor da pelagem do muar sofre influência do tipo de pelagem dos seus genitores. Nos muares as combinações de cores vivas são mais difíceis de serem transmitidas, sendo mais comuns as cores chamadas tapadas, como pelo de rato. Há jumentos que possuem prepotência hereditária; se a eguada for de cor padronizada, vai transmitir o mesmo padrão de pelagem para os muares ao longo dos anos.

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

 

Fonte: Origem Histórica do Jumento Domestico, Nelmar Alves Araújo

16 comentários:

  1. MULAS E BURRO QUERO DISTANCIA UM MUAR QUASE ME MATOU DE TANTO COIÇE ESTES ANIMAIS SAO MUITO SISTEMATICOS.
    ABRAÇO

    ATT BURDOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, isto de o animal escoicear, não é defeito do animal, é defeito do adestramento ou de criação,já que o coice é uma defesa do animal,já tive mulas muito dóceis, que praticamente não sabiam o que era coice, em compensação, tive uma égua de criar, que dava coice até na sombra!

      Excluir
  2. Boa noite. Gostaria de saber qual a probabilidade de cor de um filho de jumento ruao e de uma egua tordilha? esta cruza sai qual cor?

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente tordilho, já que o padrão tordilho é dominante

    ResponderExcluir
  4. ESSE COLEGA QUE DISSE QUERER DISTÂNCIA DOS MUARES DEVERIA ENTÃO DAR PITACO EM OUTRO SITE. ESSE AQUI É PARA PESSOAS COMO NÓS QUE AMAMOS E COMPREENDEMOS OS MUARES.

    ResponderExcluir
  5. Consta que D Pedro montava uma mula BAIA GATEADA,no dia do grito da independencia.Que cor e essa












    ResponderExcluir
  6. A pelagem Gateada típica é um baio escuro acebrunado (preto com reflexos cebrunos) nas quatro patas e com uma linha escura, que vai da cernelha à garupa, com aproximadamente dois dedos de largura.

    ResponderExcluir
  7. Gateada - Pelagem baia Simples dos equinos, com membros, crina e cauda da mesma cor, desde o matiz palha de milho até as nuances mais carregadas, apresentando quase sempre listra de mulo, banda crucial e gateaduras. Divide-se em Clara, Ordinária, Escura e Ruiva. Os gaúchos consideram a Pelagem Gateada como tipo e não como variedade baia.

    ResponderExcluir
  8. Dom pedro no dia da independencia montava um cavalo mangalarga marchador

    ResponderExcluir
  9. Tenho mula e burro ambos muito ágeis, habilidosos e dóceis. Os dois são machadores sendo que o burro é bom também para a lida com o gado. Qualquer pessoa pode passar a mão neles, pôr a sela, banhar, escovar inclusive a calda e sem possibilidade dessa história de coice. Nunca vi animais tão dóceis, resistentes e confiáveis. Agora, a doma foi feita sem maus tratos e são tratados com respeito e firmeza.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tenho um jegue preto e uma egua tordilha clara o cruzamento dos dois qual pelagem pode sair ??

    ResponderExcluir
  12. Qal cor pode nace egua preta jumento pelo de rato pode nace pampa

    ResponderExcluir
  13. Egua baia amarilha com jumento preto qual a cor que pode sair o muar

    ResponderExcluir
  14. Vcs tem alguns homens q ainda conhece um animal pela cor? Seu defeitos e qualidades?

    ResponderExcluir
  15. Eu sou apaixonado por muares pra mim são melhores de se dar do que com cavalos!

    ResponderExcluir