Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Acupuntura vira tratamento alternativo para cavalos

 

Com origem na milenar Medicina chinesa, a Acupuntura revela-se como eficiente meio para saúde animal.

Assim como nos seres humanos, a acupuntura apresenta excelentes resultados na saúde dos animais.Cavalos com problemas neurológicos ou ortopédicos ficam curados após sessões com a aplicação de agulhas em pontos estratégicos do organismo.

Quem atesta o potencial da técnica é a acupunturista, Poliana Coutinho. “Essas agulhas provocam estímulos que levam o organismo a uma resposta, levando o mesmo a um equilíbrio, curando as doenças, ou prevenindo-as, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional/psíquico”, diz Poliana.

O tratamento é indicado para casos de manqueiras (dores displasias, artrites, tendinites); problemas de pele (dermatitites, granulomas de lambedura); desordens nervosas (traumas, paralisias, sequelas); alterações respiratórias (asma, inflamações); analgesia cirúrgica; auxílio imunológico; como terapia de apoio em situações críticas; dificuldades reprodutivas; desvios de comportamento; otites e também em problemas oftálmicos.

No Centro de Treinamento Hytalo Bretas, Poliana Coutinho demonstrou uma sessão de acupuntura em uma égua Mangalarga Marchador. A acupunturista utilizou agulhas estéreis descartáveis em pontos situados ao longo da coluna vertebral, e na cabeça, entre os olhos. Após alguns instantes, a égua apresentou-se bastante relaxada, com o olhar sonolento. As sessões podem durar de alguns segundos a até 30 a 40 minutos, dependendo da situação. Ela explica que a frequência das sessões podem variar de uma a três vezes por semana e a resposta ao tratamento varia conforme a gravidade do caso. Depois, podem ser indicadas sessões de manutenção, com durações a cada 2 a 6 meses.

A acupuntura em equinos é utilizada principalmente em cavalos atletas tanto para tratar problemas como para prevenir novas lesões. Os cavalos atletas estão susceptíveis a muitas lesões crônicas que cursam ou não com dor e/ou claudicação (manqueira). Sendo assim a acupuntura mostra-se como um recurso terapêutico importante no alivio destas enfermidades.

Autor: Top 2000

3 comentários:

  1. Qual é o nível de especialização desta acumpurista na medicina chinesa. Ela realmente tem uma especialização séria ou apenas um curso rápido? Concordo que a verdadeira acumputura quando é ministrado por pessoas especializadas é ótimo, mas estou cansada de ver pessoas sem nenhuma especialização ministrar esta técnica tão séria, que infelismente não acrescentam nada.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde... gostaria de saber se a profissional possui graduação em veterinária?? Pois esse tratamento requer grande especialização, se nao aplicado corretamente pode levar o animal ao falecimento. Sou profissional alem de criador de cavalos, e nao encontrei embasamento técnico nas suas teorias. Aos criadores de animais indico uma pesquisa mais aprofundada antes de entregar seus animais nas maos de quem nao tem experiência suficiente.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Esse artigo foi encontrado no site Top 2000 - O Universo dos Cavalos: http://www.top2000.com.br/

    Para saber a credencial do profissional que escreveu o artigo deve entrar em contato com eles. Apenas publicamos artigos que achamos que pode interessar criadores de Jumentos e Muares.

    ResponderExcluir