Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Receita de Sorvete de Arroz com Leite de Jumenta e Prosciutto di Parma

 image

Arroz, leite, castanhas, sorvete de arroz, molho de castanha, queijo parmesão, arroz tufado, Prosciutto di Parma e óleo de avelã Pariani

Esta receita foi inspirada por uma preparação da cozinha clássica, como a sopa de arroz, leite e castanhas.

O arroz é cozido com leite, misturados e utilizados para preparar um sorvete. As castanhas são fervidas com leite e depois utilizado para prepararo molho, o qual é enriquecido com queijo ralado.  Na preparação é adicionado arroz tufado de chocolate para dar crocância e presunto parma, que com o seu sabor vai harmonizar a preparação.

A sopa de arroz, leite e castanhas, é uma boa memória na infância de muitas pessoas, e utilizando esta base, tentamos atualizar para uma nova receita. A receita foi criada com uma atenção especial para as crianças, na verdade nós tentamos recriar o ambiente do café da manhã, com cereais e molho de leite e castanhas. Esta receita foi preparada com leite de jumentas, que por suas características é assimilado até mesmo por aquelas crianças que são intolerantes à lactose.

O uso do molho aquecido, vai fazer com que o sorvete amoleça consideravelmente e tome a consistência que está na base das receitas preparadas por Buontalenti e Bartolomeo Scappi.

Ingredientes para a preparação do arroz para o sorvete:


200 gr. arroz Vialone Nano Veronese (arroz obtido por sementes rigorasamente selecionadas da espécie japonica da variedade Vialone Nano). 1 lt. leite de jumenta
Processo para a preparação da base de arroz do sorvete: Ferva o leite com o arroz e cozinhe por cerca de 40 minutos. Misturando e conservando para a preparação do sorvete

Ingredientes para a preparação do sorvete de arroz:

300 gr. sacarose
50 gr. dextrose
10 gr. alfarroba
500 gr. arroz
1 lt. leite de jumenta
10 gr. óleo de avelã Piemonte Pariani

Processo para a preparação do sorvete de arroz: Leve o leite a 40°C, em seguida, adicione o pó e pasteurize. Deixe descansar por 12 horas, em seguida, mexa e despeje em moldes. Adicione o óleo de avelã, durante o congelamento do sorvete.

Ingredientes para a preparação de arroz tufado de chocolate:

100 gr. cacau em pó
200 gr. arroz Vialone Nano Veronese
1 lt. água
5 gr. sal
5 gr. açúcar

Processo para a preparação de arroz tufado de chocolate: Cozinhe o arroz com todos os ingredientes durante 30 minutos, drene, em seguida, seque a 50°C durante 15 minutos. Frite em óleo quente e guarde para a preparação do prato.

Ingredientes para o molho ao leite de jumenta e castanhas:

500 gr. castanhas secas
1 lt. leite de jumenta
Parmigiano Reggiano
Prosciutto di Parma
Procedimento para o molho de leite e castanha: Mergulhe as castanhas em água fria durante a noite.

Em uma panela frite o presunto parma, em seguida, adicione as castanhas e o leite e deixe cozinhar. Tempere com o queijo parmesão.
Resfrie e armazene para a preparação do prato.


Ingredientes para a preparação do prato:

Sorvete de Arroz, Arroz tufado com chocolate leite, molho ao leite, castanhas, queijo parmesão e Prosciutto di Parma


Processo para a preparação do prato: Sirva o sorvete de arroz em uma tigela, adicione o arroz tufado, e presunto. Servir o molho com leite, castanhas e queijo ralado, aquecido a cerca de 20 ° C.

Fonte: Pasticceria Internazionale. A receita estava em italiano, desculpem por qualquer erro de tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário