Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fertilidade dos Híbridos Eqüídeo

 

Não há nenhum registro da existência de machos, tanto Burros quanto Bardotos que tenham produzido espermatozóides férteis.

Existem por volta de 60 registros na literatura de nascimento de produtos de mulas nos últimos 200 anos, sendo que poucos em publicações científicas. Apenas nas duas ultimas décadas as ocorrências aumentaram e os casos tiveram comprovação por cariótipo.

Em 1920 na Texas A&M College, uma mula pariu com jumento um animal com fenótipo de mula e era estéril. Já quando coberta por cavalo, criou um animal idêntico a cavalo e fértil.


Em 1985 Ryder et al. confirmaram por cariotipagem o produto e a mula coberta por jumento em Nebraska U.S.A.

Em 1988 Rong et al. confirmou a cariotipagem tanto do produto de uma mula
quanto do de um bardoto na China.

Marc Henry et al (1995)., no Brasil, fez o cariótipo de várias crias de uma mula fértil, tanto produtos de cruzamento com jumento, quanto com cavalo. Os produtos com cavalo tinham o cariótipo de cavalo e os produtos com jumentos tinham o cariótipo desta espécie.

Chamdley em 1988, estudando os produtos de uma mula fértil na China descobriu que o cariótipo não era nem de cavalo, nem de mula e nem de jumento, e sim uma mistura.

Em 2003, cientistas fizeram o cariótipo de um produto de uma mula no Marrocos que também mostrou uma mistura dos cromossomos 75% jumento e 25% eqüino.

Fonte: Mula Parida

Nenhum comentário:

Postar um comentário