Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

NUTALIOSE

 

A Nutaliose é uma doença causada pelos protozoários Babesia caballi e o Babesia equi e também é chamada de Babesiose eqüina ou simplesmente Babésia (em alusão ao nome do agente causador) ou Piroplasmose. A Nutaliose é transmitida, principalmente, pela picada do carrapato (Dermacentos sp - carrapato que se aloja na orelha do cavalo; Rhipicethalus sp, Hyaloma sp e Amblioma cajannense). A transmissão de uma geração a outra de carrapatos dá-se por infecção transovariana, ou seja, os ovos são postos já contendo o parasita (babésia) que irá acompanhar todo o desenvolvimento até que o carrapato atinja o estágio adulto para tornar-se infectante.

      São citados outros transmissores como pulgas e mosquitos, podendo ser transmitida, também, por agulhas e instrumentos cirúrgicos contaminados, mas não é transmitida de cavalo para cavalo.

      O Protozoário infesta as células do sangue, destruindo-as, causando uma anemia que pode variar de intensidade. Se ela for muito intensa, observa-se o animal triste, magro, com febre, fraco, com as mucosas amareladas, pelagem feia e pode levar ao óbito. Felizmente, o mais comum é uma anemia branda, observando-se certa fadiga após o exercício e diminuição do desempenho.

      O ciclo de vida, tanto da Babesia caballi quanto da Babesia equi é dividido em duas fases: Uma no sangue periférico dos eqüinos, onde se encontram em forma de merozoítos e trofozoítos, e outra no carrapato. Após a infecção com o carrapato, o período de incubação é de 12 a 30 dias para B.caballi e de 12 a15 dias para B.equi. São de fácil diagnóstico, tratamento simples, prognóstico favorável desde que seja descoberta em seus estágios iniciais (e SEMPRE acompanhada de um veterinário).

     Sintomas

     Anemia grave – devido à destruição dos glóbulos vermelhos;

     Febre;

     Amarelamento das mucosas (icterícia);

     Incoordenação dos movimentos;

     Morte (em casos muito severos).

     Ainda podem ser observados:

     Falta de apetite;

     Depressão (apatia - sendo um dos primeiros sinais clínicos a queda da performance);

     Lacrimejamento;

     Pulso aumentado, podendo chegar até a 80 a 100 por minuto (em alguns casos foi noticiada pulsação da jugular);

     Inchaço dos membros (edema);

     O animal permanece deitado por mais tempo.

      Alguns casos agudos levam a hemorragias petequiais nas mucosas, as quais assumem coloração amarelada. Podem ocorrer, também, edemas subcutâneos no abdômen, nos órgãos genitais e nas extremidades, assim como nos pulmões. Distúrbios gastrointestinais (cólica e/ou diarréia) podem ser observados, e também abortos, assim como a infecção do feto devido à transmissão intra-uterina que é relativamente comum. O feto pode ser infectado por ambas as espécies de Babésia durante a gestação sem que a égua apresente qualquer sinal clínico da doença. Em casos crônicos os sinais clínicos podem persistir por um período longo (mais de 15 dias). A taxa de mortalidade depende do estado geral do animal infectado e da virulência do parasita. Ocorre uma alta taxa de mortalidade quando a doença ocorre na fase aguda em animais velhos e que nunca foram expostos à Babésia, quando introduzidos em áreas endêmicas.

      Na necrópsia de cavalos que morreram devido à infecção aguda de B.caballi, encontram-se, geralmente, exsudato seroso e edema subcutâneo em todas as cavidades do corpo; edema pulmonar, glomerulonefropatia (alterações nos rins), hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e pâncreas), e hemorragias petequiais nas mucosas.

      A queda no rendimento do animal é explicada pelo fato de haver uma menor oferta de oxigênio, decorrente destruição das hemáceas (similar à malária humana), responsável pelo transporte de gases (O2 e CO2) no corpo animal.

     Diagnóstico

      O diagnóstico preciso só pode ser confirmado através de exames laboratoriais – exame de Piroplasmose ou de Babésia – coleta-se, aproximadamente 5ml de sangue sem anticoagulante. Pode-se fazer, também, uma pesquisa de hematozoários, que é mais antiga e conhecida, mas ela só funciona bem nos casos agudos, quando o animal apresenta febre alta.

      Para fins de viagens internacionais e de seguro, este é um dos exames exigidos para controle fito-sanitário de cavalos e a liberação para competição. Felizmente, para o plantel brasileiro, onde a doença apresenta-se praticamente endêmica, esse modelo de exame apresenta baixa sensibilidade e pode-se tratar o portador crônico para que o animal possa viajar alguns meses após o início do tratamento. Já existindo, porém a probabilidade da obrigatoriedade da aplicação do teste Elisa, que detecta portadores crônicos, que não apresentam sintomas e são chamados de portadores Assintomáticos.

      Isto poderia significar o término de várias carreiras internacionais para alguns cavalos brasileiros de renome, uma vez que nosso plantel já apresenta grande número de animais infectados.

     Controle

      A única medida eficaz para o controle da Nutaliose é combater os carrapatos. Para isso, identifica-se a espécie correta de carrapato que está parasitando os cavalos do plantel e/ou hípica a fim de detectar exatamente quais espécies estão presentes.

     Detectando-se o parasita, a próxima etapa consiste em determinar o habitat exato, para tornar o combate mais preciso e definitivo, pois cada espécie possui ciclo de vida diferente e deve ser controlada de modo diferenciado, variando-se a intensidade do controle e a época de combate. Algumas espécies não podem ser detectadas a olho nu devendo-se proceder ao teste Elisa em todo o Plantel para que haja precisão na determinação das espécies presentes. O recomendável é a visita de um técnico especializado que avalie as medidas corretas e adequadas a cada propriedade/plantel a serem implantadas, como o controle de plantas invasoras nas pastagens, banhos, manejo dos animais e propriedade, etc.

     Tratamento

      A Nutaliose provocada pela Babesia caballi pode ser combatida pelo sistema imunitário do animal que a elimina da circulação sangüínea, basta apenas dar suporte alimentar e vitamínico e eliminar o transmissor para que não ocorra reinfestação e contaminação. Já a Babesia equi não pode ser eliminada pelo animal e ele se tornará um portador crônico pelo resto da vida. Apesar da proteção (anticorpos) que um portador assintomático possui, ele pode vir a apresentar sinais agudos em situações de estresse. Existem alguns medicamentos disponíveis no mercado que podem controlar a doença, porém não eliminá-la, havendo uma queda de resistência no organismo do animal, é provável que a doença se manifeste em sua fase aguda, sendo necessária a utilização de medicamentos para a manutenção. Devem-se deixar os cuidados a cargo de um veterinário, pois os medicamentos são bastante tóxicos, afetando o animal e produzindo, muitas vezes, efeitos colaterais severos, como cólicas, diarréias, salivação, sudorese, inflamação no local da injeção, e que apenas um profissional especializado sabe como contornar.

      Devemos nos conscientizar e a todos que lidam com o problema (criadores, veterinários, cavaleiros, tratadores e treinadores) para que haja controle do vetor (carrapatos, mosquitos, pulgas) e da doença, para melhoria dos planteis brasileiros.

Autor: Deanna Buono

Fonte: Cavalo Criolo Website

Nenhum comentário:

Postar um comentário