Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 21 de maio de 2011

Antes de comprar um jumento ou muar

 

Primeiro precisamos pensar que o animal é um ser vivo que necessitará de atenção, carinho, boa comida, espaço, exercícios frequentes, etc. E tudo isto nos custará duas coisas fundamentais: tempo e dinheiro. Mas também nos trará grande satisfação. Se estamos decididos a assumir esta responsabilidade, devemos agora responder  a algumas perguntas básicas que nos ajudarão neste planeamento:

• Qual o montante de dinheiro que temos disponível para a compra do animal?
Vale sempre a pena lembrar que não podemos considerar todas as nossas economias para a aquisição, pois teremos custos depois de comprar o animal como transporte, exames, guia de transporte, etc.


• Qual a quantia que podemos gastar mensalmente para a manutenção deste animal?
Aqui temos que ser honestos, deixando um pouco a paixão de lado, para calcularmos todos os gastos que teremos, incluindo hospedagem, alimentação, ferrador, veterinário e qualquer outra eventual despesa que possa surgir, fica um pouco elevado.

• Qual o uso que pretendemos fazer deste animal?
Passeio, hipismo, alguma outra modalidade equestre, etc.


Esta resposta influenciará bastante na escolha do animal que queremos. Basicamente temos opções de hospedagem até algumas opções em centros equestres que chegam a custar caro, pois incluem treinadores, ferragens e outros cuidados mais indicados para animais atletas ou de exposição. Nos custos mais baratos normalmente a opção são os pastos ou cocheiras colectivas e todos os outros custos são cobrados á parte.

Se estiver no inicio, é recomendado o acompanhamento de uma pessoa do meio e o exame pré-compra feito por um veterinário evita surpresas e dá uma tranquilidade de não estar comprando “gato por lebre”.

Texto Adaptado. Fonte: Mundo do cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário