Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Qual a qualidade da água que seus animais estão ingerindo?

 

A água é imprescindível para manter sua criação saudável

O ser humano consegue ficar 2 meses sem se alimentar, mas sem água não sobreviveria por uma semana. Essa constatação prova a necessidade que temos de ingerir esse alimento tão benéfico, e que regula vários processos no nosso organismo. Se para o homem é assim, não seria muito diferente para os animais; o gado, as aves, até os animais de estimação necessitam tanto quanto nós de se abastecer diariamente de água. Tal água deve ser de boa qualidade, sem impurezas, auxiliando na saúde do animal.

Várias doenças podem ocorrer devido à má qualidade da água que é servida aos animais. Doenças parasitárias, bacterianas ou fúngicas podem estar relacionadas à água dispostas nos bebedouros dos animais.

A purificação da água deve ser feita com desinfetantes próprios, os quais auxiliam na descontaminação, caso ela esteja sendo parasitada por algum microrganismo. Manter a água em reservatórios, após tratamentos eficazes, auxilia na manutenção da qualidade da mesma. Entretanto, algumas fazendas não possuem tal procedimento, permitindo aos animais consumirem água somente de riachos e lagos. Locais assim devem ser monitorados no intuito de verificar se existe alguma contaminação. Em caso negativo, os animais podem utilizar aquela água.

Além da necessidade de verificação da qualidade da água, deve-se sempre ter o controle do consumo de água. Se o animal ingerir mais líquido que o normal pode estar em um caso clínico de desidratação devido à temperatura ambiental, ou a ração poderá estar com mais sal que o necessário.

Por: Raquel Torres C. Bressan

Fonte: AFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário