Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011

OS TROPEIROS E O CAMINHO DAS TROPAS

 

No início da colonização do território gaúcho, por volta do fim do século XVII, com a fundação de uma comunidade no litoral de Santa Catarina, fez-se necessária uma personagem que tivesse coragem e perseverança para desbravar o território do pampa que mal era nomeado. Essas pessoas notáveis e seus cavalos ajudaram a converter uma terra sem fronteiras, selvagem e hostil na região hoje chamada de Pampas Gaúchos.

      Desafiando a região, montado em seu pequeno e notável cavalo, ou carregando suas mulas através do Prata, até São Paulo e Minas Gerais, o tropeiro, como ficou conhecido, marcou sua trilha o conhecido Caminho das Tropas e ganhou significância histórica em comparação a outras rotas, por ter sido o primeiro e mais importante, ao longo do qual se fundaram diversas cidades e difundiu a cultura gaúcha através do Estado, bem como o destaque ao Cavalo Crioulo. Existem mais de 120 municípios e povoados gaúchos gerados pelo acampamento das tropas de cavaleiros.

      As tropas sobreviveram até meados dos anos 50, quando finalmente foram deixadas de lado e tornadas obsoletas pela utilização de caminhões boiadeiros.

      Ainda hoje, encontramos descendentes dos antigos tropeiros ao longo da rota das tropas, que recebem o visitante sempre munido do inseparável chimarrão e onde não se consegue sair sem conhecer os seus notáveis cavalos, descendentes daqueles primeiros que desbravaram a rota das Tropas ao longo dos anos.

Autor: Deanna Buono

Fonte: Cavalo Criolo Website

Nenhum comentário:

Postar um comentário