Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas de combate ao carrapato

image

Fêmea de Boophilus microplus. É o famoso "caroço de feijão", é um carrapato de bovinos, mas também infesta os cavalos. Esta fêmea, cheia de sangue e grávida, cai na pastagem e põe milhares de ovos que vão originar mais carrapatos.

Estamos em pleno  inverno e aqui no centro-oeste temos um período de estiagem, conhecido como "seca".

Aqui em Brasília costumamos ficar sem chuvas por volta de 4 a 5 meses. E é justamente nesta época que os carrapatos não dão trégua.

Percebi que tem muita gente reclamando dos carrapatos neste ano, e resolvi fazer um pequeno post prático para ajudar a combater o carrapato no cavalo.

Os vermífugos orais à base de "moxidectina"(Equest) prometem combater o carrapato também. Devido ao elevado custo do produto, vale a pena para quem tem poucos animais.

Indica-se repetir a vermifugação a cada 3 meses (intervalos de 90 dias)

Os vilões:

Amblyoma cajennense - Carrapato do cavalo/ Carrapato Estrela

É o famoso "micuim" em estágio larval. Adulto, ele prefere a cavidade auricular dos cavalos, ou seja, é o famoso carrapato de orelha.Se não combatido, ele destrói a cartilagem do ouvido e o cavalo fica com aquele aspecto de orelha caída - troncho. Na minha opinião, o melhor produto para combater este parasita é o pó carrapaticida (Tanidil, Tanicid, etc) que pode ser facilmente encontrado nas lojas agropecuárias. Cuidado ao colocar o produto no ouvido, muitos animais não gostam, podem estacar e causar acidentes, peça ajudar para poder fazer o procedimento. Nesta época é importante inspecionar os animais e as orelhas semanalmente.

Pessoalmente eu não retiro os pelos das orelhas. Na minha opinião, se eles estão lá é porque desempenham uma função de proteção. Somente eu recomendo retirar os pelos para apresentar o animal em exposições, caso contrário, não justifica.

Boophilos microplus -

É o carrapato do bovino. Quando o cavalo usa um piquete ou um pasto onde tenha ou já teve presença de bovinos, é comum o animal se contaminar com as larvas presentes no pasto. Se for possível, evite pastos contaminados ou deixar o cavalo junto com bovinos. Este carrapato prefere se hospedar nas regiões mais quentes do corpo do animal como axilas, virilha, crinas, cauda e região perianal (ânus).

Aqui no caso o proprietário terá que fazer uma pulverização com produto específico para equinos. Recomendamos os princípios ativos Deltametrina ou Cipermetrina (nomes genêricos).

Atenção: Jamais use o princípio ativo AMITRAZ em cavalos. Apesar de ser muito bom para combater o carrapato em bovinos, este produto é extremamente tóxico para cavalos, provocando paralisia de intestino delgado, cólica e morte.

image

Fazendo a Mistura:

1- Respeite a orientação do fabricante.

Nunca faça uma mistura fraca demais, pois além de não combater o carrapato, vai deixar a próxima geração de carrapatos mais resistente. Se fizer a mistura forte demais, pode causar a intoxicação de potros, animais magros e debilitados, pode causar até a morte.

2- Faça a contenção física dos animais de forma adequada. Alguns animais podem se assustar com o pulverizador e estacar. Converse com eles e acalme-os. Gritar e bater só vai piorar as coisas. Os animais podem associar o pulverizador à agressões e depois ficará mais difícil  manter o manejo. Se for possível, faça a pulverização nas horas mais frescas do dia, de manhã cedo ou à tardezinha. Evite pulverizar animais muito jovens, doentes e fracos. Só se estiverem muito infestados com o parasita.

3- Não use produtos vencidos;

4- Use roupa e proteção apropriada, com luvas, macacão ou capa e óculos;

5- Oriente adequadamente o seu funcionário e inspecione pessoalmente a mistura e as pulverizações. Muitas pessoas do meio rural não sabem ler e não avisam por vergonha. Se possível, faça você mesmo a mistura e demonstre como quer borrifar os animais;

6- Nunca jogue água ou o produto com carrapaticida nos ouvidos do cavalo. Para combater o carrapato nas orelhas, somente o produto seco é indicado. Pulverize o corpo todo do animal, dando preferência às partes internas, cauda, crina, pescoço e virilha;

7- Evite receber animais com carrapatos na sua propriedade, ou se possível, deixe-os de "quarentena", isolados dos demais, até que o combate do carrapato neste animal tenha acontecido com sucesso. Assim, vc evita que o carrapato se prolifere mais ainda na sua propriedade.

8 - Evite pastos contaminados. Se possível, isole os pastos com muito parasitas, assim as larvas vão ficar sem hospedeiros e vão morrer. Se possível, faça rodízio de pastagens, isole os mais contaminados e evite misturar bovinos com equinos.

9 - Inspecione os animais semanalmente. Pontos isolados de carrapatos no corpo dos animais podem ser combatidos com o pó carrapaticida facilmente. Nunca se esqueça de inspecionar as orelhas e por debaixo da cauda.

10- Caso o animal demonstre tristeza, apatia, falta de apetite, febre, edemas na barriga ou no prepúcio (no caso de machos), queda de performance, etc, seu animal pode estar com a Babesiose (nutaliose, tristeza parasitária).

O carrapato transmite um hemoparasita, que destrói as células sanguíneas. Chame um Médico Veterinário para poder fazer um tratamento adequado.

image

Exemplar de Amblyoma cajennense. O carrapato estrela é o que mais afeta os cavalos e o homem também.

Fonte: http://dianawalkiria.blogspot.com

2 comentários:

  1. Tenho um potro MM ta com muito carrapato o problema que ele só tem 30 dias...Qual remedio eu posso aplicar sem medo de intoxicar o anmomal???

    ResponderExcluir
  2. comprei um cavalo e ele esta com varias bolhas no corpo. Achei que era carrapato mas não é. Sabem me dizer o que pode ser ?

    ResponderExcluir