Autores: CANISSO, I.F.; CARVALHO, G. R.; SOUZA, F.A.; LIMA, A.L.; SILVA FILHO, J.M.; SILVA, E. C.; RODRIGUES, A.L.;SENA, T.
Introdução
A raça Pega tem experimentado nos últimos anos uma crescente revalorização, dadas suas características peculiares em produzir excelentes muares marchadores, quando acasalados com éguas de raças de sela. Este aspecto desencadeia a necessidade do conhecimento da etologia, se
a mesma se altera, na presença da égua em cio ao invés da jumenta, uma vez que relata se na literatura repulsividade natural entre as espécies, e o acasalamento ocorra sob condições anti naturais.
Objetivos
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as características sexuais de jumentos utilizando égua em cio devidamente contida.
Matérias e Métodos
Foram realizadas trintas coletas de sêmen, de seis reprodutores da raça Pega, com idade de 3 a 12 anos. Todos os animais estavam devidamente condicionados a cobertura de éguas em tronco.
As coletas foram realizadas com uso de vagina artificial modelo Botucatu, com temperatura interna de 44 -45ºC, devidamente lubrificada, sempre pelo mesmo coletador.As coletas foram feitas a intervalos fixos de 48 a 72 horas sempre em horários pré-estabelecidos. Avaliou se os tempos: reação, monta, ejaculação.
Resultados e Discussão
Os tempos de reação médios foram de 32 min +- 10,2; tempo de monta 0,40 min +- 0,08 e tempo de ejaculação 2,46 +-1,02.Observamos uma tendência em quanto maior a idade do reprodutor mais breve tendeu a ser o tempo de reação e mais longo o tempo de ejaculação, porém sem diferenças estatisticamente distintas.Pelos tempos de reação, monta, e ejaculação não podemos encontrar diferenças entre os achados na literatura que utilizaram jumentas em cio para coleta, portanto, desde que os animais estejam devidamente condicionados é possível utilizar égua em estro como manequim para coleta de sêmen de jumentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário