Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Será que muares são ideais para mim?

Você está pensando em comprar uma mula ou um burro, mas não sabe se é o melhor para você? Talvez você deva se fazer algumas perguntas.

1.Qual a sua experiência com cavalos?

Se você nunca andou a cavalo ou teve um cavalo antes, talvez você não tenha experiência suficiente para lidar com muares. Eles são espertos, se você cometer algum erro, eles vão tirar proveito disso. É preciso entender um pouco de psicologia equina e saber ler a linguagem corporal dos equinos, uma coisa que só se aprende com tempo e experiência. Se você permitir que o seu muar tire vantagem sobre você, tenha certeza que ele vai.

 

2. Você é uma pessoa paciente?
É preciso paciência para criar mulas e burros. Você tem que estar sempre um passo na frente deles, e não vencê-los pela força como muitos tentam fazer. Se você tentar forçar uma mula a fazer algo, ao invés de convencê-la de que ela quer fazer do seu jeito, você vai ter problemas. Lidar com mulas é como um jogo de estratégias.


3. Você gosta de jogos de estratégia?

Se você gosta de testar sua inteligência, você vai adorar lidar com muares. Eles são animais altamente inteligentes e estão sempre pensando em como tirar proveito da situação. Os muares não são programáveis como os cavalos, no seu treinamento você deve sempre desafia-los para mantê-los interessados, saber parar para não aborrecê-los e parabeniza-los quando se comportarem bem.  Se uma mula ficar zangada ou de mal-humor é melhor desistir do treinamento pelo resto do dia.  É preciso perceber que quando se tem uma mula bem treinada ela está simplesmente te dando o prazer de fazer o que você quer, irrite-a e ela vai te ignorar.

 

4. Que tipo de instalações você tem?

O mais recomendado é usar cerca elétrica, se usar arame farpado eventualmente ele vai se ferir, se usar arame liso eles se encostam no arame e acabam esticando, se for de madeira eles podem come-la. Para a proteção deles e para a proteção das suas cercas o melhor é usar cerca elétrica.

 

5. Você tem uma área arenosa para eles se coçarem?

Se não, seus muares farão uma, mesmo que seja no meio do seu pasto irrigado.


6. Você tem outros animais?

Muares são animais sociais e não gostam de ficar sozinhos. Se você tem equinos (especialmente éguas) sua mula vai se tornar parte do plantel, isso é bom se você quiser deixar a sua mula mais solta, pois nesse caso ela ficaria com o plantel e não fugiria, mas por outro lado se você quiser sair com a sua mula sem a companhia dos outros animais isso pode ser incoveniente. Ela ficaria incomodada por ser amarrada sozinha e sair pra andar sozinha, leva algum tempo pra ela perceber que eventualmente ela vai poder voltar pra junto dos amigos. Também é importante lembrar que muares podem pisotear pequenos animais, não os coloque com ovelhas, cabras, etc. Também tenha cuidado com seus gatos e cachorros, e não recomendaria deixar crianças pequenas sozinhas perto de um muar.


7.Que tipo de montaria você procura?

Escolha um muar que preencha as suas necessidades. Existem muares disponiveis gerados por diferentes raças de cavalos. Tente selecionar um muar que tenha as habilidades mentais e físicas que você precisa. Tenha em mente que o jumento contribui para o tamanho, disposição, força e saúde, mas a maioria das caracteristicas mentais vem da mãe, assim como a habilidade atlética. Decida o que você quer em uma mula antes de sair a procura de uma.

 

8. Você tem uma égua e precisa de um jumento?
Se você tem uma égua com os atributos que você quer em uma mula, o proximo passo é encontrar um jumento que complemente esses atributos. Uma boa maneira de escolher um reprodutor é observar seus filhos com éguas parecidas com a sua. 

 

Muares podem ser tanto um sonho quanto um pesadelo. Quando for decidir se os muares são ideais pra você lembre que eles não são como os cavalos, eles são muito mais…e não são pra todos…

2 comentários:

  1. vixiii adoreii...eu tenho 3 mulas e gostam muitos delas..
    eu vivo falando que muares sao bem melhor que cavalos pois elas exigem de tudo um pouco de nos.
    mas tem q lembraar q mulas nao sao para todos, pois para você andar em uma requer um certo conhecimento e uma certa experiencia...
    abraços a todos os segdores e criadores de muaress
    João Pedro
    Alfenas- MG

    ResponderExcluir
  2. tenho uma propriedade de 2 alqueires, estou pensando em criar mulas, mas para isso preciso me informar de como proceder para que eu consiga boas mulas. qual égua comprar? de que raça será esta égua? enfim preciso de todas as informações para que eu consiga ter boas mulas nascidas em minha propriedade. meu email é sandrosouza27@hotmail.com se alguém puder me ajudar por favor, ficarei muito grato

    ResponderExcluir