Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Devo colocar minha jumenta para reproduzir?

 

O cruzamento de jumentos não é tão simples quanto parece, ou pelo menos, não deveria ser. O proprietário é responsável por fazer tudo que for possível para que o cruzamento seja feito de maneira segura e também por cruzar a jumenta com um jumento adequado.

1. Primeiramente deve analisar sua jumenta de maneira critica, observando os padrões oficiais da raça (caso não se sinta apto a fazer isso deve chamar um técnico), dessa forma você pode identificar os pontos fortes e fracos de dela, e decidir o que deve ser concertado.  Se tem uma jumenta com mais de 10 anos que nunca deu cria, deve discutir com seu veterinário os pros e cons de colocar esse animal para reproduzir. Rejeitar a cria é um dos problemas de jumentas mais velhas que não tenham tido filhos antes.

2. Peça a um veterinário para verificar o sistema reprodutivo da jumenta para ver se está normal e saudável.

3. Para proteger a matriz e o reprodutor leve em consideração o treinamento da jumenta. Ela aceita cabresto e é fácil de prender? Ela fica quieta quando fazem o casco dela? Ela entra e viaja no reboque/caminhão sem problemas? Esse treinamento básico pode parecer sem importância para o processo de reprodução, mas é vital caso a jumenta precise ser removida do pasto em caso de acidente, na hora que o veterinário estiver trabalhando,  para monta controlada e para fazer inseminação artificial.

4. Caso planeje enviar sua jumenta para outro criatório para o processo de reprodução visite o dono do reprodutor. Converse extensivamente sobre o método de reprodução que ele usa, visite as instalações e veja a alimentação e o manejo dos animais lá. Converse também sobre qualquer necessidade especial que sua jumenta tenha , e sobre os exames/vacinas que você terá que providenciar para levar o seu animal para o criatório dele. Se você estiver satisfeito com as instalações peça para ver o reprodutor. Verifique se o registro dele está OK na associação e se já ganhou algum prêmio.

5. Quando for escolher um reprodutor avalie criticamente o animal. Observe sua disposição, morfologia e andamento. Quais são os seus defeitos? A conformação morfologica vai corrigir os defeitos da sua jumenta? Compare a altura dele com a da sua jumenta.

6. Avalie sua região, é possivel ou desejável que os animais reproduzam em qualquer época do ano? Avalie as condições da sua fazenda. Quanto mais luz solar mais fácil fica para a jumenta entrar em cio e melhor para os animais  que nascerem.

 

Fazendo uma seleção cuidadosa dos dois pais, e da melhor época do ano para o cruzamento, o filhote deve superar os pais em qualidade e nascer na melhor época para crescer e se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário