Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 14 de agosto de 2010

Cuidados Dentários

Jumentos mantidos em baias precisam de mais atenção e cuidados dentários que jumentos criados a campo, porque sua dieta não é tão diversificada. Ao contrário dos dentes humanos, os dentes dos equinos estão sempre em crescimento e devem ser gastos no ato de pastar na mesma velocidade em que crescem.  Por causa disso caries e o detrioramento dos dentes em geral não são um problema, já que o acabam sendo gastos junto com os dentes e eventualmente desaparecem.

 

No entanto, muitos outros problemas dentários e na bocaem geral podem ocorrer e devem ser tratados. Problemas dentários acontecem em qualquer idade portanto os dentes devem ser verificados pelo menos uma vez por ano. Mesmo não sendo especializados no assunto a maioria dos veterinários tem algum conhecimento sobre o tema, é interessante pedir para o seu dar uma olhada nos animais sempre que fizer uma visita a fazenda.

Os incisivos normalmente não causam nenhum problema, no entanto os molares, que são os dentes mais usados na mastigação, tendem a causar alguns problemas. Eles tendem a ser castos de forma desigual, dependendo de como o jumento mastiga, pontas muito afiadas tendem a cortar as bochehcas e a lingua. O veterinário deve raspar as pontas afiadas, isso não causa nenhuma dor ao jumento e a maioria deles não tende a dificultar o processo.  

 

Os dentes decíduos (dentes de leite) podem causar problemas por não cairem normalmente e ficarem por cima dos dentes permanentes. Isso resulta numa superfície desigual de mastigação, o que leva a comida à ficar presa nos dentes, causando inflamação na raiz. O dente nesses casos deve ser arrancado.

Quando não há espaço para o dente crescer ele pode crescer para dentro (é raro) e é extremamente dolorido para o animal.


O dente de lobo (não confundir com os caninos) já está começando a desaparecer em alguns equinos, é um dente rudimentar sem nenhuma função nos animais atuais. No entanto quando presente pode causar problemas na mordida, eles normalmente precisam ser removidos pelos veterinários, um equino pode ter até 4 desses dentes. Ocorrem mais frequentemente nas fêmeas. Esse dente sai quando o animal tem cerca de 6 meses.

Dentição Cavalos

Machucados nos tecidos moles causados pelas pontas agudas ou dentes deslocados, podem resultar na perda de pequenas quantidades de comida parcialmente mastigada, que caem da boca do cavalo durante a mastigação. O bolo alimentar perdido geralmente é visível no chão fora da baia do animal, ou sob o cocho.  Animais sofrendo de crescimento dental excessivo ou outra causa de dor nos dentes podem não conseguir esvaziar completamente a boca de alimento e então acabar, em casos mais graves, tendo inchaços semi permanentes nas bochechas, que ficam parecidas com as de um hamster, devido ao acúmulo de comida fibrosa presa entre as laterais dos pré-molares e molares  e das bochechas. Aparentemente, esse acúmulo é provocado pelo próprio animal na tentativa de proteger as bochechas, mas pode causar inflamação e portanto deve ser removido. A ocorrência de dor bucal faz o cavalo evitar movimentos normais, mais largos, de mastigação como os fortes movimentos de trituração, e devido a essa restrição dos movimentos da mandíbula podem-se desenvolver pontas dentárias de forma generalizada. 

Abscessos na boca acontecem muitas vezes devido às sementes (em especial as arestas da cevada), que ficam presas na boca e língua. As sementes terão que ser retiradas e o interior da boca esguinchado com água. Superfícies irregulares nos molares podem contribuir para este problema.

Problemas dentários são normalmente fáceis de perceber pois os animais apresentam alguns sintomas como: perda de peso por conta dos problemas alimentares, deixam cair muita comida, não conseguem mastigar, respiração ruim, problemas digestivos, colica, babam, soltam espuma demais pela boca e movimentação excessiva da cabeça.

 

Jumentos velhos precisam de atenção redobrada já que tendem a perder dentes mais facilmente por causa de infecções do que os jumentos mais novos. O desgaste desigual dos dentes também pode ocorrer por causa de cegueira ou surdez do animal. Em jumentos extremamente velhos os dentes podem se decair até acabarem, nesses casos é necessária uma alimentação mais macia e a ingestão de vitaminas.

 

Os dentes dos jumentos normalmente duram mais que os dos cavalos e apresentam menos desgastes, o que deve contribuir para o fato de os jumentos viverem mais..

2 comentários:

  1. Em média,quantos anos vive um muar?Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Isso é bem relativo, depende muito de como ele é tratado. Existem registros de jumentos e muares que passaram dos 60 anos, mas eu diria que a média é de 30 anos, quando bem cuidado.

    ResponderExcluir