Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Raças de Jumentos – Parte 12

Mais algumas raças para vocês conhecerem…

 

  • Mary / Maryiskaya / Merv

     

     

     

    As regiões de Mary e Ashkhabad do Turcomenistão produzem a raça de jumentos grandes chamada de Mary (Maryiskaya e Merv são outros nomes também utilizados). A altura dos espécimes atingem 130 - 142 centímetros. Sua origem e características econômicas são semelhantes aos jumentos Hamadan iranianos cujos descendentes também podem ser encontradas no Azerbaijão. Nas regiões onde são produzidos os jumentos Mary, os tipicamente grandes (altura na cernelha do sexo masculino 119-120cm,  116-118 centímetros do sexo feminino), coexistem com os menores, que em nada diferem da variedade usbeque.


    Os experimentos de hibridização do Instituto de Pesquisa Nacional da Criação de Cavalos envolve estes animais e éguas de carga pesadas para a criação de muares para carga.  O último tipo (feito com éguas da raça Lokai) foi testado com sucesso no Tajiquistão. Ao longo de um percurso difícil até 90 km, a uma altitude de 3000m a velocidade dos animais foi de 6,3 km por hora. Testes práticos mostraram que o cargueiro não deve ser de grande porte, pois para o movimento nas montanhas equilíbrio e eficiência são de extrema importância. O passo curto reduz o ritmo oscilante da carga e prevê um movimento constante em caminhos ruins. Nas regiões autónomas de Nagorno Karabakh do Azerbaijão, mulas com um peso de cerca de 300 kg podem transportar cargas de 70-125 kg.


    A raça de Mary e um número de variedades locais ocupam uma área bastante limitada, com populações de número cada vez menor. A quantidade está declinando devido à baixa rentabilidade da criação jumentos e a produção de muares. Expedições e resgates nas montanhas requerem apenas um pequeno número de animais.

     

  • Martina Franca / Morello / Pugliese / Martinese / Puli / Apuliano

    image_thumb13111 

    No território de Martina Franca, na Itália,  existe uma raça famosa de jumentos, que os especialistas consideram de grande valor. Esta raça é robusta, grande, alegre e é caracterizada pela sua pelagem muito escura. Altura: 1,35 m aprox. Os Jumentos  Martina Franca derivam do jumento catalão, levados à Puglia (Apúlia) na época da dominação Espanhola. Os jumentos autóctones da região foram cruzados com o catalão. Também é chamado de jumento Morello, porque tem uma pelagem escuro, enquanto a sua boca e dentro das pernas a pelagem é cinza. O jumento Martina é alto e bem construído e tem bons nervos. Esses jumentos eram usados para transportar cargas por tropas alpinas porque eles se adaptaram às dificuldades  do território.


    O fomento da raça de jumento Martina ocorre em Russoli Masseria e é operado pela Guarda Florestal Estadual. Essa fazenda é uma das fazendas mais importantes da Puglia. Aqui você pode encontrar alguns dos melhores padrões de jumento do mundo.

    image_thumb[2]

    Jumentos Martina Franca são tradicionalmente utilizados para o trabalho de roçado e como animais de carga, mas também para a produção de mula com éguas Murge. Mulas Martineseeram famosas na Itália e no exterior. A pelagem é marrom escuro ou preto com manchas avermelhadas ao redor dos olhos e parte da boca, narinas cinza-esbranquiçado e abdômen cinza. A cabeça é grande, mas não muito pesada, com maxilares bem desenvolvidos e longas orelhas em pé. O pescoço é forte e musculoso, sem demarcações dividindo-o da sua continuação nas costas, garupa muito grande e musculosa, pernas musculosas, com articulações secas e grossas e cascos duros. Jumentos Martina Franca puros tem três marcas: uma no rosto, uma no pescoço e uma no crural. No primeiro domingo de Dezembro, um mercado para os jumentos e cavalos Martina Franca Murge acontece no Foro Boario Martinese. Desde 1990, a raça é oficialmente aceita. Em 2005 a contagem total era de 327 animais (sendo que destes 206 eram matrizes e 24 reprodutores).

     

    • Sarde / Sardo / Sardi / Molenti

      image321_thumb[1]

    Raça Italiana, nativa da Sardenha. A presença do burro na ilha é muito antiga, mas eles foram certamente o utilizados pela população sardo-púnica para impulsionar seus fins de produção agrícola e de transportes. Este jumento é caracterizado por um temperamento alegre. Raça altamente conceituada tanto em Itália como no estrangeiro. Possui cruz nas costas, a pelagem é pêlo de rato, com borda escura nas orelhas, as vezes nascem com marcas de zebra nos ombros e nos membros.

    image_thumb191 
    A cabeça tem o perfil reto, pescoço curto, lombo forte e firme, garupa curta, ligeiramente inclinada, cernelha não muito pronunciada, peito suficientemente amplo e tórax estreito e fundo. Marcha curta, pouco elástica, mas segura, perpendicular. Altura da cernelha: 80-115 cm.


    A presença na ilha da Sardenha do jumento, de acordo com alguns autores, vem desde o Neolítico. Para outros estes jumentos vinheram da Fenícia, enquanto para outros a origem é atribuída à Núbia, o berço dos jumentos Africanos. 

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário