Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

Raças de Jumentos – Parte 11

Mais algumas raças para vocês conhecerem…
  • Mammoth / American Jack Stock

    image101111_thumb

    O American Mammoth Jack Stock teve seu registro estabelecido em 1888 como American Breeders Association of Jacks and Jennets (Associação Americana de Criadores de ?Jumentos e Jumentas). Um segundo livro de registro foi estabelecido mais tarde para jumentos de outra raça americana o Standard (Standard Jack and Jennet Registry of America - SJJR). Em 1923 os dois depois foram unificados passando a se chamar Standard Jack and Jennet Registry of America (SJJR), isso durou até 1988.

     

    No final dos anos 60 foi fundada a American Donkey and Mule Society (Associação Americana de Jumentos e Muares) e logo adotou "standard" como um termo descritivo para jumentos de um determinado tamanho. Nos anos seguintes, houve muita confusão por causa da similaridade entre o jumento standard da American Donkey and Mule Society's e a palavra standard no nome Standard Jack and Jennet Registry of America. O standard em Standard Jack and Jennet Registry of America se refere a caracteristicas especificas para o registro de uma raça, mas muitos se confundiam e achavam que era um registro para jumentos da raça Standard. Para acaber com a confusão o nome foi modificado para American Mammoth Jackstock Registry (AMJR) em 1988.

     

    O desenvolvimento e as qualidades únicas da raça combinadas com sua função vital no desenvolvimento dos EUA está bem documentado na AMJR. O Jumento Americano Mammoth (Mamute) é a maior raça de jumentos do mundo. Foi criada combinando uma variedade de linhagens mais antigas de grande porte importadas da Europa (predominantemente espanholas) e jumentos nativos americanos e mexicanos. O resultado foi um jumento mais alto e largo, mais forte com capacidade para carregar cargas maiores.American Mammoth Jack

     

    A seleção desses animais precede a criação do registro em mais de 100 anos, muito antes da guerra revolucionária, de acordo com registros escritos por um dos fundadores do registro em 1902. O Mamute foi desenvolvido por causa da necessidade por jumentos de qualidade para servirem de reprodutores que produzissem muares grandes, fortes e de vitalidade para uso na agricultura e transporte.

     

    A variedade de tipos de muares necessários para cada industria nas diferentes regiões do país levou a criação de variedades diferentes de jumentos. Para identificar as caracteristicas do Jack Stock é importante entender a diversidade genética que distingue esses animais. Existem tipos diferentes de Jack Stock (jumentos) nos Estados Unidos, alguns puxaram mais aos seus antepassados Majoreros, enquanto outros aos Andalusos, alguns apresentam  caracteristicas de outros antepassados. Essa diversidade não era o objetivo da associação quando foi criado o registro em 1888. O registro foi feito para uniformizar os jumentos e incluir somente animais pretos, com uma altura mínima de 1,52m. O registro foi feito com esses objetivos em mente, mas ao longo dos anos, foram feitas modificações nas regras.  

     

    Os documentos anteriores a guerra revolucionária tem poucos detalhes, mas um documento indica que o primeiro jumento a ser importado pelos EUA vinheram de Cabo Verde, com antecedentes em Portugal. Esses animais aparentemente produziram mulas inferiores que foram exportadas para o Caribe durante a guerra peninsular, quando esses animais não podiam ser importados da espanha. Por causa da pouca qualidade esses animais acabaram desaparecendo, dando lugar a espécimes melhores.

     

    Um presente que George Washington recebeu do rei da espanha em 1785 de duas jumentas e um jumento Andaluz (chamado de Royal Gift) é reconhecido como o marco que revolucionou a criação de jumentos dos EUA. Esses jumentos junto com um jumento Maltês (Knight of Malta) presenteado mais tarde a Washington pelo seu aliado europeu, o Marquês Lafayette, produziram jumentos e mulas com uma qualidade muito superior a dos jumentos nativos e a dos importados de Cabo Verde. Entre 1785e o começo da guerra civil vários jumentos foram importados da Europa. Os registros da época contém um relatório muito bom das raças que foram importadas nesse periodo. Mesmo essa informação não sendo oficial foi documentada por pessoas importantes na criação de jumentos e fundadores da associação e do livro de registro.

     

    Um dos jumentos mais importantes é conhecido como ‘Imported Mammoth’, importado para o norte de Kentucky antes da guerra civil.  As informações dizem que tinha 1,62m, era bem comprido, pesado como um cavalo, com pés e ossos largos, o último bem carnudo. De acordo com relatos ele era bem superior a todos os outros jumentos da época, foi reprodutor por nove anos e dizem que nenhum outro jumento melhorou tanto a raça em termos  de ossatura e tamanho que ele. Limestone Mammoth, um descendente dele é um bom exemplo da linhagem do Imported Mammoth.

     

    Em contraste com o Imported Mammoth, os jumentos importados da Catalônia contribuiram em estilo e nos últimos toques. Como a pelagem do Catalão lustrosa e brilhante  com cores variando entre o preto e o castanho, e mesmo possuindo um tamanho menor possuem cabeças e orelhas mais finas. Os produtos das primeiras importações  exibiam um excesso de estilo, com cabeças e orelhas exuberantes e pelagem sedosas. Os ossos e as patas não tinham o mesmo tamanho da linhagem de  Imported Mammoth, mas os ossos eram retilineos e limpos.  Great Eastern em 1888 era considerado pela associação como o melhor exemplar da raça Catalã. Os produtos posteriores dos jumentos catalões se tornaram maiores que seus pais em tamanho e ossatura, e não perderam o refinamento desejado.  A linhagem Starlight descendia do jumento importado Belknap e eram considerados ótimos exemplos de jumentos de linhagem catalã em meados do século 19. Cruzamento entre os decendentes da linhagem Starlight com descendentes da linhagem  de Imported Mammoth produziram jumentos excelentes em tamanho, ossatura, estilo e ação.

     image_thumb12

    Jumentos malteses estavam entre os primeiros jumentos importados para os EUA. Considerado por muitos como pequenos, seu uso no desenvolvimento do  Jack Stock declinou drasticamente com as importações do Catalão, Majorero e Andaluz.  Os Malteses eram mais fogosos que as outras raças europeias e contribuiram para a vitalidade encontrada no Jack Stock.

     

    O Majorero foi a maior das raças Européias a ser utilizada no desenvolvimento do American Jack Stock. A medida média dos jumentos importados foi 1,50m com ossaturas e corpos bem largos. As cabeças eram enormes e grossas, com orelhas maiores que de outras raças, mas não muito eretas.   O temperamento não era tão ativo quanto o de outras raças como a Catalã e a Maltesa. Os tamanhos eram mais uniformes e eram considerados não só os jumentos mais altos em existência mas também a raça mais pura da Espanha. O número de importações desses animais foi bem limitado por causa da disponibilidade. Em 1890 foi relatado que os jumentos haviam praticamente desaparecido da ilha por causa da demanda por animais, que produziam tamanho. King Inca, registrado como tendo cerca de 1,54m é um bom exemplo de Majorero que foi importado pelos EUA. 

     

    O jumento Andaluz foi um dos primeiros a ser importado pelos EUA, e é considerado uma das melhores raças de jumentos em existência. Dizem que essa raça descende de uma raça antiga usada para fazer mulas antes da época de Cristo. O Andaluz é predominantemente acinzentado, mas alguns podem chegar a branco e em casos raros preto e azul. Seu tamanho varia entre 1,37 –1,52, com pernas excelentes, largas e firmes com boa cabeça e orelhas. O Andaluz foi bastante utilizado em cruzamentos nos EUA, mas perdeu o favoritismo por causa da cor da sua pelagem. Preto era a cor preferida dos criadores, e a única cor que era permitida para fins de registro nos primeiros anos do livro de registro. Uma observação interessante feita por criadores nessa época é que o Andaluz tem menos tendência a feridas e calos que as outrras raças.

     image_thumb111

    Embora considerados inferiores na época os jumentos italianos também tiveram a sua participação na criação da raça. Um bom número de jumentos italianos foi importada no final do século 19.  Considera-se que essa importação se deu pelo baixo valor desse jumento e a alta demanda por jumentos importados nos EUA na época. Eram em sua maior parte pretos e foram os menores jumentos importados, variando de 1,32-1,42. Eram jumentos vigorosos, e de natureza considerada ruim. Esses jumentos foram rechaçados por criadores sérios, e não se sabe ao certo o quanto eles foram utilizados para cruzamentos com Jack Stock.

     

    O jumento Poitou francês foi por muitos considerado o mais perfeito de todos os jumentos Europeus importados para os EUA por causa do seu grande peso, ossatura e músculos. Variavam em tamanho de 137-152cm.  O Poitou tem uma aparencia bem distinta, já que é a única raça com pelagem bem comprida. Outras caracteristicas são o peito largo, corpo profundo, quadris cheios, patas e juntas grandes. Não houve tanta importação desses animais quanto das raças empanholas, o motivo principal foram os preços muito altos.  LaFleur foi um dos primeiros Poitou entries a ser registrado nos EUA.

     

    Além das raças mencionadas acima, à indicações que algumas fêmeas foram importadas do Mexico para a região sul e oeste dos EUA. Esses animais eram considerados de baixa qualidade, sua introdução é relatada como passo atrás no progresso do desenvolvimento dos jumentos nos EUA. L.W. Knight, em 1902 fez referencia a cor das jumentas "Nossas jumentas possuem a cor da pelagem bem variada. Acincentado, azul e Pêlo de Rato são bem numerosas”. Pêlo de Rato era uma cor comum em jumentas mexicanas. 

     

    As caracteristicas de um Jack Stock de qualidade hoje são as mesmas de 200 anos atrás. Documentos antigos afirmam que criadores dos séculos 18 e 19 procuram produzir o mesmo tipo de animal que os criadores do século 20 e começo do século 21.

    image1311_thumb

    O Livro de registro de original foi inicialmente chamado de Registro de Jumento Americano Standard, e foi criado em 1888. O Standard significava que os jumentos eram medidos e por um standard de qualidade. Os machos devem ter um nínimo de 1,44m de altura e as jumentas 1,42, o mesmo de quando o registro foi criado em 1888.  Sendo que o jumento ideal 200 anos atrás e hoje não deve ter menos de 1,52m.  Deve ter boa largura, profundidade e comprimento do corpo. O Standard inclui critérios como circunferência dos ossos, altura, boa largura, profundidade, cumprimento, pescoço musculoso (não muito grosso e de comprimento apropriado), patas de bom tamanho e formato,  cabeça de boa formação e de bom tamanho em relação ao corpo, olhos grandes e lombo forte.  Continua até os dias de hoje, mas agora é chamado de Registro Americano de Jumentos Mammoth - 'American Mammoth Jackstock Register' (A.M.J.R).

     

  • Cotentin

    Cotentin Donkey

    Esse jumento vem da Baixa-Normandia e foi muito usado para o transporte de leite de vaca. Devido a modernização da agricultura em meados do século 20 o seu número diminuiu. Graças à valorização moderna para as linhagens e à criação de um registro da raça, em 1997, os números continuam a crescer. Por séculos, o jumento Cotentin esteve presente em todas as pequenas propriedades agrícolas na Baixa Normandia. No início do século, foram contados cerca de 9 000 jumentos só na região da Manche, utilizado principalmente como burros de carga para transportar o leite de vaca. Antes de 1940, mais de 300 jumentos eram vendidos anualmente na Lessay no Manche.

    Eles têm gradualmente desaparecido do campo, como resultado da modernização das técnicas agrícolas. Mas, hoje em dia podemos ver que eles têm seus números aumentaram rapidamente. No departamento da Mancha, os jumentos são cerca de 2 500 (todas as raças). O jumento Cotentin foi oficialmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura em agosto de 1997.

    Desde essa data, as fazendas National Stud gerenciam o livro genealógico do jumento Cotentin. Atualmente, se conta com cerca de 1.200 burros Cotentin entre os quais aproximadamente 800 são reconhecidos pelo título inicial e aproximadamente 400 com origem conhecida.

    Desde agosto de 2001, o livro genealógico do jumento Cotentin  está fechado. Um certo número de jumentos Cotentin são aprovados por orgão públicos como as fazendas National Stud.
    Cada proprietário de reprodutor deve fazer a declaração da cobertura e nascimento em cadernos dadas pela Coudelaria Nacional (National Stud Farm). Antes do potro atingir seis meses, é necessário que o potro seja identificados por um veterinário credenciado, recebendo um microchip e um certificado.

    image_thumb111111111

    TAMANHO:
    Aos 4 anos, o macho deve estar entre 1,20 m a 1,35 m
    e as fêmeas em 1,15 m a 1,30 m. O tamanho mínimo indicado pode ser diminuída por 3cm se o tipo e a conformação são excelentes.
    PELAGEM:
    acinzentada, cinza, azul ou cinza pombo com uma cruz definido e alguns jumentos tem listras na perna. As pelagens que são excluídas: baía marrom, preto e branco.
    CAUDA:
    A cor é a mesma que a da pelagem.
    BARRIGA:
    Branca acinzentada, incluindo o peito, a virilha e o interior das coxas.

    image_thumb23
    CABEÇA:
    Reta, bem formados para o pescoço. Com ou sem tons avermelhados. A testa é a mesma cor com tons de preto e escuro é cinza / branco.
    PONTA DO NARIZ:
    Tons de preto para cinza escuro.
    ORELHAS:
    Com boas dimensões  (metade do comprimento facial), abrem bem, com a circunferência e a base mais escura.
    OLHOS:
    Brilhante, com óculos branco-acinzentado, às vezes rodeado de um castanho-avermelhado, vermelho, bem marcado arco das sobrancelhas.
    PESCOÇO:
    Forte, com uma juba em linha reta.
    PEITORAL:
    Largo.
    COSTAS:
    Retas
    POSTERIORES:

    Arredondados ou inclinados.
    MEMBROS:
    Sólidos, com uma posição firme.

    image_thumb51

  • Um comentário:

    1. ai que fofinhos, que saudades da minha jujuba, ela fugia da minha casa lá do sitio!! um dia eu acho outra pra mim!!!!

      ResponderExcluir