Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quinta-feira, 6 de março de 2014

Vacina contra “ferida da moda” em cavalos

 

A Pitiose é uma doença que atingem humanos e animais, principalmente cavalos, conhecida popularmente como “Ferida da moda” ou “Ferida braba”.

É provocada por um fungo encontrado principalmente em locais alagadiços, ambiente propício ao desenvolvimento da doença característica de climas tropicais e subtropicais. Registros da doença no mundo apontam o Pantanal brasileiro como o lócus de maior incidência da enfermidade em todo o planeta, podendo atingir até dez por cento da tropa equina. As características físicas pantaneiras são ideais a proliferação do fungo, mas seus prejuízos são significativos na agropecuária em todo o país.

As medicações antifúngicas utilizadas no tratamento da doença são ineficazes no combate ao agente etiológico Pythium insidiosum, responsável pela Pitiose, que provoca na maioria dos casos mortes e invalidez dos animais.

Em pesquisa, a Embrapa Pantanal em parceria com a UFSM, desenvolveu uma medicação, conhecida popularmente como “vacina”, chamada Pitium Vac, de custo estimado de desenvolvimento da droga de, aproximadamente, cem mil reais.

De acordo com pesquisadores, o tratamento desenvolvido é menos oneroso aos produtores, com economia, comparando a outros tratamentos, de até quinhentos reais.

Não existe ainda exportação do produto, mas países que possuem um número de casos significativos da doença, como Colômbia, Argentina, Guatemala, Haiti, Estados Unidos, Nova Zelândia, Tailândia, Índia, dentre outros, poderão receber a vacina.

Fonte: Empraba Pantanal

Adaptação: Escola do Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário