Saber identificar a idade de um animal é de extrema importância para quem lida com os mesmos e para Médicos Veterinários, principalmente em equinos que não apresentam registro e têm um vasto mercado, além de serem animais sensíveis, com uma dieta específica para cada fase da sua vida.
A técnica mais utilizada é pela avaliação da arcada dentária, apesar de haver outras como pela observação de pelos brancos pelo seu corpo oriundos da velhice ou através de exames como Raios X, que facilitam a visualização.
Para utilizar a técnica de reconhecimento de arcadas dentárias, é necessário o conhecimento das especificações de numeração de dentes em cada animal, tendo que machos adultos apresentam 40 dentes, enquanto fêmeas adultas apresentam apenas 36, devido à ausência, na maioria dos casos, dos caninos, e os potros, que independente do sexo, apresentam 24 dentes em uma arcada completa.
Outras observações a serem feitas, após a definição do tipo de animal em questão, são as transformações que acontecem no decorrer da vida do animal. Para isso é necessário um conhecimento prévio do cronograma dessas transformações e sabê-las identificar, não as confundindo com desgastes por rangeduras ou uma alimentação mais firme.
Estas transformações são separadas em sete períodos para facilitar a tarefa:
- Nascimento dos dentes de leite
7 dias- pinças;
10 dias – médios;
6 meses- cantos. - Rasamento dos dentes de leite
1 ano- pinças;
1,5 anos- médios;
2 anos- cantos. - Troca de dentes de leite por permanentes
2,5 a 3 anos- pinças;
3,5 a 4 anos- médios;
4,5 a 5 anos- cantos;
5 a 5,5 anos- nascimento dos caninos em machos. - Rasamento dos dentes definitivos
6 anos- pinças;
7 anos- médios;
8 anos- cantos. - Nivelamento dos dentes definitivos
9 anos- pinças;
10 anos- médios;
11 anos- cantos. - Triângulação
13 anos- pinças;
14 anos- médios;
15 a 16 anos- cantos. - Biangulação
17 anos- pinças;
18 anos- médios;
19 anos- cantos.
Além dessas transformações listadas, uma muito importante também é pela aparição da “cauda de andorinha”, um crescimento aumentado deixando as mesas dentárias dos cantos superiores sem sobreposição da arcada inferior, que aparece em torno dos sete anos de idade.
Fonte: Cavalos do Sul de Minas
Adaptação: Escola do Cavalo
Nenhum comentário:
Postar um comentário