Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 13 de julho de 2010

Raças de Jumentos – Parte 14

Mais algumas raças para vocês conhecerem…
  • Grand Noir Du Berry /Berry Black /Ane du Berry

image_thumb2111111

    Jumento Francês. Suas origens são misteriosas, dizem que o Berry foi moldado pelo solo onde vivem, pela vegetação local, pelo clima, e pelos interesses dos homens. O Berry se encontra em uma área que abrange 14.000 km ² e inclui as regiões de Indre e Cher. Originalmente, as suas fronteiras naturais eram do rio Loire, Allier, Cher e Creuse Sauldre, as montanhas de Sancerre, os pântanos do Sologne e Brenne e as florestas do leste.  No vale do Germigny, nas montanhas Charolês e no oeste Brenne estão suas zonas húmidas florestadas.  Ao norte, as colinas de Sancerre são cobertos de vinhas, enquanto o sul estão espalhados os pomares de Boischaut.

    image_thumb1
    Os Berrichons do século XX são os camponeses, que viviam da terra: vinhas, batatas, mas também de minerais e argila. Eles desenvolveram o “cavalo do pobre": o jumento. O Grand Noir du Berry é mais barato para comprar e manter do que um cavalo.  Ele é robusto, paciente e calmo. Ele carrega frutas e legumes, trabalha no campo, arrasta o barco ao longo do Canal du Berry e mais afrente na direçao de Paris pelo canal Briare, é atrelado ao lado dos cavalos e bois, e puxa o arado para arar nos locais mais difíceis. Hoje também é usado no turismo carregando bagagem de hikers.

    image_thumb2 
    Em 1892, 400 mil jumentos viviam nas regiões de Cher, Indre, Allier e Nièvre, o que representava 40% do total da população de jumentos! Em 1986, a associação "Thiaulins de Lignières" constatou a escassez do Grand Noir.  Eles organizam um festival anual com os criadores e comerciantes de cavalos na região. Este evento deu origem ao festival anual de jumentos e muares de Lignières. Programado para toda segunda-feira de Pentecostes, reuniu 100 jumentos em 1990, 220 em 1993 e 350 em 1997. Todos os amantes do jumento você encontra lá. A raça Grand Noir du Berry foi oficialmente reconhecida em 1994.

    image_thumb41

    L'association Française de l'Ane Grand Noir du Berry (AFAGNB), fundada em 1986, tem 368 membros (dados de 1999). Ela gerencia o livro genealógico junto com a Coudelaria Nacional. A corrida oficial realizada anualmente em Lignières acontece em setembro. No senso de 1993 haviam apenas 80 jumentos (machos e fêmeas) em conformidade com o standard. Em 2000 o número cresceu para quase 600 animais.

     image_thumb19

    Caracteristicas do Grand Noir du Berry:
    * O macho mede entre 1,35 m e 1,45 m na cernelha aos 4 anos e as fêmeas com a mesma idade entre 1, 30m e 1,40 m. 
    * Pelagem: A pelagem é lisa, castanho para marrom escuro (preto Pangare), não possui faixa crucial ou listra de burro, também não possui listras nos membros. A cauda é idêntica a pelagem do corpo. O ventre é branco prateado, incluindo a axila, virilha e a parte interna das coxas. O pêlo no verão é curto. 
    * Cabeça: A cabeça é em linha reta, nariz cinza-branco rodeado por vermelho, que pode ir até o focinho. 
    * Orelhas: as orelhas de um tamanho bom (metade do comprimento da face), aberta e sem entalhe, o nariz-cinzento que pode se estender até o focinho, às vezes cercado por vermelho.

    * Corpo: O pescoço é forte, o peito aberto, costas retas, em volta do traseiras. Os membros têm aprumos fortes afirmou. A figura constitui um limite.

      

  • Normando /Ane Normand

    image_thumb6111

O Jumento Normando tem sua origem no oeste da França: Normandia, Mayenne e Sarthe. É um jumento de médio porte (1,10-1,25 m na cernelha para os machos e para fêmeas). A pelagem e a cauda é de um marrom baía, com a cruz de Santo André, o ventre é branco acinzentado, o nariz é preto ou cinza escuro sombra. O pescoço é forte e grosso. A juba é vertical ou inclinada.

Esta raça foi utilizada principalmente para o trabalho. O jumento Normando foi usado para o transporte de latas de leite na Normandia, no trabalho de jardinagem e nas festas da aldeia. Hoje ele é usado para lazer e turismo. A raça foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura, 20 agosto de 1997.

No senso de 2004 haviam 192 animais; 40 reprodutores e 152 matrizes; registrados haviam apenas 81 animais, e 61 criadores.

Um comentário:

  1. Sou professora alfabetizadora e, procurando uma foto de jumento para ilustrar o "JU", achei este blog. Já gostava de jumentos, mas agora fiquei apaixonada mesmo! Esses Berry daí de cima são lindíssimos, com seus olhinhos expressivos e inteligentes. É uma pena eu morar na cidade...
    Parabéns pelo excelente blog, sucesso na divulgação desses maravilhosos animais!
    A propósito: moro no Rio de Janeiro, RJ. Há exposição no Estado? Gostaria muito de vê-los de perto. Obrigada.

    ResponderExcluir