Mais algumas raças para vocês conhecerem…
-
Chipre / Cypriot /Gaidouri /Mercedes
Também conhecido como jumento Mercedes tem uma personalidade muito amigável. Devido à sua grande capacidade de trabalho e por ter uma saúde energética este jumento cipriota é altamente considerado e valorizado em diferentes lugares, como na Síria e na Palestina otomana. Eles são capazes de levar o dobro de carga que o jumento da Anatolia. Não está claro quando o jumento cipriota surgiu como uma raça diferente e separada. É, porém, evidentemente diferente do comum e mais vulgar jumento do Levante.
Não existe uma raça indigena em Cyprus, mas existem duas vertentes de jumentos lá. A primeira é de pelagem amarronzada com nariz e barriga beje, e varia muito de tamanho, alguns são bem grandes. Esses devem ter suas origens nos jumentos do oeste ou sudoeste da França, provavelmente chegaram na época das cruzadas.
A segunda, é um jumento pequeno e acinzentado, quase que certamente de origem africana, mas que já estão em Cyprus a alguns milênios. Essas duas vertentes foram cruzadas e o census de 2002 mostrou que haviam 2175 jumentos na área grega de Cyprus. Não há diferenciamento de raças, mas existe evidências que sugerem que por volta de 80% são do tipo amarronzado e apenas 20% do tipo cinza pequeno. Na parte turca de Cyprus existem cerca de 200 a 500 jumentos selvagens na peninsula Karpas.
A vertente amarronzada é conciderada a melhor raça de jumentos do oriente médio e está bem difundida por toda a Grécia. Os machos medem entre 125-132cm, pesando cerca de 300kg e as fêmeas 120-125 pesando cerca de 250kg. Esse jumento é caracterizado por patas fortes e é recomendado para fazer mulas .
Jumento Mediterrâneo Miniatura
O Jumento Siciliano/Sardenha em miniatura é oriundo da Sicília e da Sardenha. Eles medem no máximo 0,91 cm, e parecem jumentos padrão. Estes pequenos animais são afetuosos e bastante fácil de cuidar. Com cuidados de saúde adequados e manutenção, podem viver por 25 à 30 anos. O jumento siciliano é a mais rara raça de jumento. Eles tiveram origem na Arábia e na África. Sua inteligência e atitude carinhosa permite uma variedade de usos, incluindo carga, cuidar de ovelhas e animais de estimação.
Jumentos miniatura são originários da região mediterrânea do norte da áfrica, existem desde os tempos antigos e mais recentemente são encontrados nas ilhas da Sicília e Sardenha. Eles são chamados simplesmente de jumentos mediterrâneos miniatura (na America do Norte são chamados apenas de jumentos miniatura).
Jumentos de raça pura estão rapidamente desaparecendo, pois os jumentos miniatura estão sendo cruzados com raças maiores. Por esta razão, os jumentos na América do Norte têm valor genético global. Felizmente, os números nos E.U.A. e Canadá são fortes e estão aumentando desde que os jumentos chegaram pela primeira vez no início de 1900. Aproximadamente 2.179 animais foram registrados em 1995 e a população atual é estimada entre 17.000 e 20.000 nos os E.U.A.
Segundo informações esses jumentos estão quase extintos na sua terra da sua origem e sua exportação está proibida. Em geral, quanto menor o jumento maior o seu valor.
Os primeiros exemplares a serem importados para os EUA em 1929, vinheram da Sardenha. Foram feitas por Robert Green, que dizia que "Jumentos Miniatura, possuem a natureza afetiva de um cachorro, a submissão de uma vaca, a durabilidade de uma mula, a coragem de um tigre, e uma capacidade mental apenas um pouco menor que a do homem."
Ao contrário de outras raças em miniatura essa é uma raça a parte, não foi selecionado para ser miniatura.
existe algum exemplar no brasil?
ResponderExcluir