Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fábula - O velho, o menino e a mulinha

 

image

O velho chamou o filho e disse:

- Vá ao pasto, pegue a bestinha ruana e apronte-se para irmos à cidade, que quero vendê-la.

O menino foi e trouxe a mula. Passou-lhe a raspadeira, escovou-a e partiram os dois a pé, puxando-a pelo cabresto. Queriam que ela chegasse descansada para melhor impressionar os compradores.

De repente:

- Esta é boa! Exclamou um viajante ao avistá-los. O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência ou caduquice? ...

E lá se foi a rir.

O velho achou que o viajante tinha razão e ordenou ao menino:

- Puxe a mula, meu filho. Eu vou montado e assim tapo a boca do mundo.

Tapar a boca do mundo, que bobagem! O velho compreendeu isso logo adiante, ao passar por um bando de lavadeiras ocupadas em bater roupa no córrego.

- Que graça! Exclamaram elas. O marmanjão monato com todo  o sossego e o pobre menino a pé... Há cada pai malvado por este mundo de Cristo... Credo! ...

O velho danou e, sem diizer palavra, fez sinal ao filho para que subisse à garupa.

- Quero ver só o que dizem agora...

Viu logo. O Izé Biriba, estafeta do correio, cruzou com eles e exclamou:

 

- Que idiotas! Querem vender o animal e montam os dois de uma vez... Assim, meu velho, o que chega à cidade não é mais a mulinha; é a sombra da mulinha...

- Ele tem razão, meu filho, precisamos não judiar do animal. Eu apeio e você, que é levizinho, vai montado.

Assim fizeram, e caminharam a paz um quilômetro, até o encontro dum sujeiro que tirou o chapéu e saudou o pequeno respeitosamente.

- Bom dia, príncipe!

- Por que, príncipe? Indagou o menino.

- É boa! ... Porque só príncipes andam assim de lacaio à rédea...

- Lacaio, eu? Esbravejou o velho. Que desaforo! Desce, desce, meu filho, e carreguemos o burro às costas. Talves isso contente o mundo...

Nem assim. Um grupo de rapazes, vendo a estranha cavalgadura, acudiu em tumulto, com vaias:

- Hu! Hu! Olha a trempe de três burros. dois de dois pés e um de quatro! Resta saber qual dos trê é o mais burro...

- Sou eu! Replicou o velho, arriando a carga. Sou eu, porque venho a uma hora fazendo não o que quero, mas o que quer o mundo. Daqui em diante, porém, farei o que me manda a consciência, pouco me importando que o mundo concorde ou não. Já vi que morre doido quem procura contentar toda gente.

*LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo, Brasiliense, 1960. pag. 27-28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário