Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ervas na alimentação de equinos - Vantagens e desvantagens

 

O alimento preferido dos cavalos é a erva. É também um excelente remédio para aqueles mais estressados e nervosos. Provoca um aumento do trânsito do intestino delgado. Caso seja nova, a erva provoca modificações interessantes na flora microbiana do cólon ascendente.

É rica em vitaminas e minerais, porém, fraca em valor nutritivo. Sua irregularidade, neste sentido, se deve ao tipo de solo, e à época em que o animal se alimenta dela. O melhor tipo de erva é a jovem, na Primavera, principalmente, a partir do momento em que existe a formação das gemas florais.

Porém, quando muito nova, provoca a sensação de inchaço no estômago, pois é rica em água e falta substância fibrosa, o que pode causar diarreias. É também rica em nitrogênio e fósforo, como também hidratos de carbono, e possui muito potássio, faltando-lhe magnésio e sódio.

É necessário muito cuidado com os excessos de nitrogênio, pois podem aparecer algumas irritações na pele.

O cavalo também pode se alimentar de ervas cortadas, antes da ração. Caso seja oferecida depois da ração, isso pode provocar-lhe gases.

Com o cavalo solto a pasto, é praticamente impossível se fazer a escolha da erva, por quantidade ou qualidade.

Fonte: Mundo do Cavalo

Adaptação: Escola do Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário