Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sábado, 4 de junho de 2011

Sinais Vitais

 

Pulsação

O coração do cavalo bate entre 35 a 40 vezes por minuto. Em exercício, a pulsação pode mesmo chegar aos 180 batimentos por minuto. Mas em repouso, se o cavalo apresentar consecutivamente mais de 60 batimentos por minutos, é sinal de que está demasiado agitado ou em stress. Menos de 30 batimentos por minuto, ou pulsação demasiado tênue, podem indicar que o coração do cavalo não está a bombear sangue suficiente. O sítio de mais fácil acesso para verificar a pulsação é na parte de baixo da cabeça, perto do maxilar.

Temperatura

O mercúrio nos termômetros sobe normalmente até aos 38ºC num cavalo. A subida de uma grau centígrado não deve ser desvalorizada. Um cavalo com 40ºC encontra-se com febre e numa situação preocupante. Contudo, lembre-se que um cavalo após o exercício terá o corpo mais quente. O clima também influencia a temperatura do cavalo e nos dias quentes, o mercúrio pode subir um pouco mais.

Respiração

Em média um cavalo respira entre 8 a 12 vezes por minuto, sendo que depois do exercício pode chegar a inspirar e expirar 16 vezes. Para observar a respiração do cavalo, pode estar a tento ao movimento das narinas ou da barriga. Uma outra forma é auscultando a zona da traqueia. A duração das inspirações deve ser igual das expirações. Em situações comuns, a respiração do cavalo deve ser imperceptível.

Observações regulares

A melhor forma de manter a saúde do cavalo “debaixo de olho” é aproveitar os cuidados diários que tem de ter na manutenção do animal para verificar se existe alguma alteração em relação ao estado normal.

Alimentação

A alimentação dos cavalos não deve apenas ser controlada por questões de peso. A falta de apetite é um sintoma de doença relevante e fácil de reconhecer. O cavalo deve pastar, quando é libertado no terreno verde. Na hora das refeições, o cavalo deve comer a quantidade normal de comida que lhe é dada e no mesmo intervalo de tempo.

Pêlo

O cavalo deve ter o pêlo brilhante e a pele com elasticidade. Ao escovar o cavalo, examine a qualidade do pêlo: certifique-se de que não há peladas, de que os fios crescem por igual e que o pêlo se mantém junto ao corpo.

O cavalo nunca deve estar suado, exceptuando quando acaba o exercício (nestas situações deve ser exercitado levemente; nunca ponha um cavalo suado na box). Transpiração e pêlo molhado sem razão aparente são motivo para uma visita do veterinário.

Fezes e urina

A altura de limpar o estábulo é uma boa oportunidade para analisar as fezes e urina dos cavalos. As fezes devem ser sólidas e húmidas. A quantidade varia com o indivíduo, mas qualquer desvio do normal é facilmente perceptível. A urina deve ter uma cor amarelada. Se apresentar uma tonalidade escura, deve chamar o veterinário. Verifique também a quantidade de água ingerida pelo cavalo. Água em excesso ou em menor quantidade do que a necessária são prejudiciais à saúde do animal.

Postura

O cavalo acusa a maioria dos seus problemas através da sua postura. Deslize regularmente as mãos pelo corpo do cavalo e verifique se os flancos não estão demasiado contraídos.

As ferraduras devem estar desgastadas uniformemente e o cavalo não deve mostrar relutância em apoiar os membros no chão.

Comportamentos

O cavalo não deve ter movimentos descontrolados, mas também não deve permanecer imóvel. Entre alguns comportamentos que indicam doença estão o balancear de um lado para o outro e tentar cabecear o estômago.

Olhos

Os olhos dos cavalos são vivos e sempre alerta. Se o animal tiver os olhos inchados, revirar os olhos ou se apresentar um olhar mortiço, a saúde do animal pode estar comprometida.

Secreções dos olhos ou nariz

Os cavalos costumam ter alguma secreção sobretudo do nariz, geralmente após esforço físico. Conhecendo a quantidade normalmente produzida por cada indivíduo, sempre que reparar em secreções em excesso ou secreções de cor amarela, chame o veterinário.

Agitação

Pulsação e respiração acelerada podem ser sinónimo de stress ou desconforto. Para além de afectar o estado mental dos animais, o stress enfraquece o sistema imonulógico, contribuindo para a baixa de defesas em relação a vírus, por exemplo.

Letargia

O cavalo não é um predador, mas sim presa, e está por isso naturalmente atento a tudo o que se passa em seu redor. Num cavalo, a apatia é um sinal de doença.

Caroços

Pequenos altos sob a pele podem indicar a existência de tumores e devem ser observados por um veterinário o mais rapidamente possível.

Coxear

Se desconfia de que o cavalo está com algum problema nas patas e não nota nada de diferente a passo, dê uma volta ao picadeiro a trote. Qualquer dor será posta à vista nesta altura.

autor: Top2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário