Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conheça os diferentes andamentos dos cavalos

 

Existem quatro diferentes andamentos do cavalo.

PASSO – andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão sucessiva da lateral dos pés. No passo calmo, as patas traseiras tocam o solo, adiante das pegadas feitas pelas patas dianteiras. No andamento ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e as patas de trás tocam o chão atrás das pegadas dianteiras. No prolongado, os toques traseiros acontecem antes das impressões dos pés da frente. No passo livre, todo o processo é prolongado.

TROTE – Andamento simétrico, a dois tempos, em que um par diagonal de pernas toca o solo ao mesmo tempo. Após um momento de suspensão, o cavalo salta para a diagonal. No trote, o joelho nunca avança à frente de uma linha imaginária, da cabeça do cavalo, ao chão. Há momentos em que o animal se desloca para o lado, e toca o solo, sem avançar.

CÂNTER – É um andamento a três tempos. O cavalo avança com a perna dianteira direita, quando gira para a direita, e vice-versa. Se acontecer o contrário, é chamado de “cânter falso”.

GALOPE – O mais rápido dos quatro andamentos naturais. Descrito como andamento a quatro tempos, sofre variações, conforme a velocidade. Há momentos em que todas as patas ficam no ar. Um Puro Sangue Inglês chega a galopar a 48k/h, ou mais. O pé mais avançado toca o chão, alinhado com o nariz, mesmo que estirada a perna, ao máximo, e mesmo que o pé fique no ar, à frente dessa linha.

Fonte: Cowboy do Asfalto Adaptação: Escola do Cavalo

2 comentários:

  1. Boa tarde gostaria de obter mais informações sobre a produção de leite de Jumenta. Parabéns pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tudo que temos sobre o assunto está no blog. Acesse:
    http://jumentoemuar.blogspot.com.br/search/label/Leite%20de%20jumenta

    ResponderExcluir